O presidente Lula sancionou, nesta quinta-feira (21), o Projeto de Lei nº 3268/2021, que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o país. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22).
Celebrada em 20 de novembro, a efeméride remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do período Brasil Colônia. A data já era considerada feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1,2 mil cidades.
“É uma data importante na valorização das raízes culturais do povo brasileiro”, afirmou o presidente, em suas redes sociais, ao anunciar a sanção.
“Agora o dia de Zumbi é feriado nacional”, festejou a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ). “O Dia da Consciência Negra traz uma enorme luta por trás, de um passado que ainda sofremos, mas batalhamos diariamente para extinguir a dor”.
Com a sanção presidencial, esse marco passa a integrar o calendário nacional, consolidando mais um importante aceno público em prol da valorização da história e das raízes culturais da população brasileira.
Do site do Planalto, com Redação