A história de Ronda Alta (RS), que está no roteiro da quarta etapa de Lula pelo Brasil, se confunde com a história da luta pela reforma agrária no Brasil. Foi no pequeno município, hoje com pouco mais de 10 mil habitantes, que a luta de trabalhadores do campo ganhou um de seus capítulos mais marcantes com a criação, em 1981, do acampamento Encruzilhada Natalino.
Atual prefeito da cidade, o petista Miguel Gasparetto se prepara para receber o ex-presidente nesta sexta-feira (23), em seu roteiro que percorrerá os três estados do sul do país, ao mesmo tempo em que relembra dos tempos em que a resistência à ditadura militar começava a ganhar força também no campo com direito a ato público com mais de 15 mil pessoas naquela que foi considera na época como a maior manifestação rural da história do Rio Grande do Sul.
“Desde os tempos em que ainda era operário e líder sindical Lula tem apoiado a causa dos trabalhadores rurais da nossa região. Na época, chegou inclusive a visitar a Encruzilhada Natalino para prestar apoio às famílias que ocuparam terras férteis mas que permaneciam improdutivas. Sem ele, talvez a luta não tivesse ganhado a dimensão que ganhou”.
A força do movimentos rurais, que já tinham o MST como sua maior referência, ganhou novas dimensões com o trabalho realizado pelo PT a partir do governo Lula chegou. Em Ronda Alta, o incentivo federal consolidou a agricultura familiar e o resultado se tornou referência na luta pela reforma agrária no país.
“Os investimentos dos governos do PT nos pequenos produtores do interior do país foi um marco na história da cidade. Hoje mais de mil famílias sobrevivem do que produzem e já migraram para a classe média. Os programas de financiamento foram decisivos para consolidar o acampamento como um dos mais importantes do país”, avalia Gasparetto.
Mas não só. Só em 2016, 586 famílias foram atendidas pelo Bolsa Família, e outras 3.500 pessoas receberam atendimento graças ao Mais Médicos. Com o Minha Casa, Minha Vida, foram 338 moradias (das quais 302 entregues), num total de R$ 14,78 milhões investidos (R$ 6,55 milhões em subsídios). Na educação, a cidade recebeu oito ônibus para a área rural para o transporte escolar de meninas e meninos, além de 224 matrículas do Pronatec e 74 contratos do Fies.
Sobre o atual momento político, o prefeito ronda-altense lamenta que o ex-presidente tenha sido perseguido pela Justiça e também o descompromisso dos golpistas com as causas do campo. “A história de Lula não pode ser esquecida. É triste saber que uma pessoa que conjugou tudo o que a gente sempre sonhou para o Brasil tenha que passar por isso. Mas Lula é grande e o povo está ao seu lado”, conclui.
Lula pelo Brasil
A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.
O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.
Da Redação da Agência PT de Notícias