Com a perspectiva de superar o recorde de público obtido em 2014 – mais de 82 mil pessoas visitaram o evento no ano passado –, São Paulo realiza a quarta edição da Feira do Empreendedor entre os dias 7 e 10 de fevereiro, no tradicional Pavilhão do Anhembi, localizado na capital paulista.
“A estimativa de público é de 85 mil visitantes”, disse Ary Scarpin, organizador pelo Sebrae São Paulo, em nota na página do Sebrae paulista. A feira paulista é o maior evento dedicado ao pequeno negócio realizada no Brasil, de acordo com a organização. A realização tem como objetivo disseminar conhecimentos e oportunidades de negócios aos empreendedores, especialmente os novos.
A feira terá, neste ano, mais de 400 estandes e espaços de atendimento ao público, todos comercializados desde novembro de 2014 com representantes do segmento. Para isso, a área utilizada teve de ser ampliada de 21 mil metros quadrados para 30 mil, algo como três campos e meio de futebol.
A procura por vagas foi tanta que Scarpin teve de credenciar empresas em uma fila de espera, para o caso de desistências. “O empreendedorismo está em alta”, ressaltou. A entrada será permitida apenas a maiores de 14 anos.
Programação e negócios em alta – Estão programadas diversas atividades nos quatro dias da feira focadas nos temas franquia, indústria, equipamentos, agronegócios e varejo. Também serão disponibilizadas consultorias, palestras e um espaço dedicado a startups.
O termo, em inglês, consagrou-se internacionalmente desde a febre das lojas “.com”, na década passada. Empresas embrionárias, em fase de constituição, dedicaram-se a projetos potencialmente promissores e ligados ao desenvolvimento de ideias inovadoras, pesquisa e investigação.
A estimativa de realização de negócios no encontro deste ano supera os R$ 5,6 milhões, 15% adicionais em relação aos R$ 4,8 milhões obtidos em 2014, quando o número de expositores e participantes foi menor: 350 estandes. Tanta pujança levou o Sebrae a aprovar a redução do prazo de realização do evento a partir deste ano. Ela deixará de ser bienal para tornar-se anual. Para a edição deste ano, a organização espera receber público superior a 85 mil visitantes. É um novo recorde em relação aos 82 mil que compareceram em 2014, número que já representou 50% a mais que frequência da edição anterior (de 2012), quando 55 mil foram ao evento.
De acordo com dados atualizados pelo Sebrae nacional, o Brasil fechou o ano de 2014 com 9,5 milhões de pequenos micros e pequenos empreendimentos formais em atividade. O número revela crescimento do empreendedorismo formalizado nacional em cinco vezes, ou 400% em relação aos 1,9 milhão de 2007, quando foi implementado o Simples Nacional, modelo de recolhimento tributário que reduziu a carga de impostos para o segmento em até 40%.
Por Márcio de Morais, da Agência PT de Noticias