Centenas de pessoas foram às ruas em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS) na noite desta terça-feira (11), em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional PEC 241, que congela por 20 anos o investimento do governo em educação, saúde e moradia.
A PEC 241, apelidada de PEC do Fim do Mundo, foi aprovada em votação de primeiro turno na noite desta segunda-feira (10) na Câmara dos Deputados, com 366 votos.
Na capital paulista, a Frente Povo Sem Medo realizou manifestação, na segunda-feira (10). Ato se concentrou em frente ao MASP, na Avenida Paulista, e marchou até o escritório da Presidência da República, na mesma via.https://www.facebook.com/midiaNINJA/videos/737795243045290/
Na capital gaúcha, apesar de pacífico, o ato foi reprimido pela Polícia Militar com truculência. A tropa de choque chegou a jogar spray de pimenta contra os manifestantes.
Ocupação estudantil
Os estudantes de Venda Nova do Imigrante (ES) foram às ruas da cidade, mostrando a força estudantil, dizendo não a PEC 241, não à Reforma do Ensino Médio, não à Escola Sem Partido, e dizendo “não, não iremos nos calar”.
Em todo o Brasil, estudantes ocuparam escolas, universidades e outras instituições de ensino. Acompanhe aqui: https://www.facebook.com/ubesoficial e https://www.facebook.com/uneoficial/
Via Grêmio Estudantil Áurea Eliza
Novos atos
Manifestações contra a chamada “PEC do Fim do Mundo” estão marcados para os próximos dias. Em São Paulo, o vão do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, é o local de encontro, nesta quarta-feira (12).
Em Salvador (BA), o ato acontecerá na sexta-feira (14), na Av. Tancredo Neves, em frente ao Shopping Iguatemi.
Na próxima semana, os protestos tomarão às ruas do Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Brasília (DF). Veja todos os atos programados mais aqui.
Da Redação da Agência PT de Notícias