As declarações preconceituosas do ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre “alunos com deficiência incomodarem outros alunos em sala de aula” e que há crianças com “um grau de deficiência que é impossível a convivência”, realizada nesta quinta-feira, 9, fere os direitos da pessoa com deficiência. A fala do ministro do desgoverno de Bolsonaro foi dada durante uma visita ao Recife. Em manifesto, o setorial Nacional das Pessoas com Deficiência do PT repudia a atitude de Ribeiro.
Confira, abaixo, o manifesto.
O setorial Nacional das Pessoas com Deficiência do Partido dos Trabalhadores – PT vem por meio deste informar que repudia a declaração preconceituosa e desastrosa feita pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, de que “alunos com deficiência perturbam os outros alunos em salas de aula” e que essa afirmação fere drasticamente a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e a nossa Lei Brasileira de Inclusão (LBI)/Estatuto da Pessoa com Deficiência.
O senhor ministro, acredita que Pessoas com Deficiência são pessoas “anormais” e parece pensar como os espartanos que por volta 480 a.C., amaldiçoava e exterminava suas crianças recém-nascidas com algum tipo de deficiência por não estarem dentro do padrão físico dito “normal”.
Nós, Pessoas com Deficiência temos dignidade e somos capazes, temos direitos e garantias na sociedade e suas declarações caracterizam uma forma de CAPACITISMO, ou seja, discriminação contra pessoas com deficiência.
O Partido dos Trabalhadores – PT tem um longo histórico de combate ao preconceito, à violência e ao ódio contra todas as pessoas e tendo à frente o Setorial Nacional de Pessoas com Deficiência, tem atuado cotidianamente em defesa dos direitos deste amplo setor da sociedade brasileira, que reúne cerca de 45 milhões de pessoas e representa quase um quarto da população do país.
Neste sentido, o setorial Nacional das Pessoas com Deficiência do PT, repudia de forma veemente às declarações proferidas pelo Ministro da Educação e solicita que sejam tomadas providências cabíveis, de forma a deixar claro que o Partido dos Trabalhadores jamais compactuará com narrativas de ódio e preconceito contra as pessoas com deficiência, reiterando o seu compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito, na medida em que serve, exatamente, para coibir os arbítrios e abusos praticados por uma autoridade que deveria resguardar os direitos e a dignidade de todas as pessoas.
NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS!!!
Rubinho Linhares
Coordenador Nacional do Setorial das Pessoas com Deficiência do PT
Lucinha Barbosa
Secretária Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT
Coletivo
- Elyza M. Barros Milhomem (Lyza Milhomem) –Goiás
- Luis Carlos Paixão da Silva – Pernambuco
- Catarina de Oliveira Lins – Pernambuco
- Valdomiro Alves de Paula – Goiás
- Shirley Neres de Souza -Rio de Janeiro
- Humberto Fragoso Lopes Vieira-Pernambuco
- Marta Pereira da Silva- Ceará
- Leandro Thompson Alves dos Santos – Rio de Janeiro
- Maria Marta Ramos da Silva- Goiás
- Aljair Macedo Dantas – Amazonas