A 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios começa nesta segunda-feira (27) e vai até a quarta-feira (30), na capital federal. Todo o evento será realizado no Centro Internacional de Convenção do Brasil (CICB) e a programação paralela conhecida como arenas temáticas terá debates específicos sobre Saúde, Educação e Assistência Social.
A Marcha é uma grande mobilização democrática, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) desde 1998. A 24ª edição deve reunir mais de 10 mil municipalistas participantes e as inscrições já foram encerradas, segundo informações da CNM.
Durante os três dias do evento prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais e ministros do Governo Lula vão debater questões como o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além de abordar a respeito das obras paralisadas e da demanda por matrículas em creches.
Além disso, também serão tratadas as dificuldades enfrentadas na implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) entre 2021 e 2023.
Os gestores receberão, ainda, informações sobre o piso nacional do magistério e sobre a necessidade de uma solução legal para esse tema ainda em 2023.
Da Redação