“A liberdade de Lula está associada a luta do povo brasileiro”, destacou o Vice-presidente Nacional do PT, Márcio Macedo, em entrevista concedida nesta quarta-feira (3), ao Portal Desacato. Ele, que participa da coordenação da Caravana Lula Livre, destacou o caráter injusto e antidemocrático da prisão e convocou todos aqueles que defendem o sistema democrático a participar desta luta pela liberdade do ex-presidente e contra o desgoverno de Jair Bolsonaro (PSL).
Para Márcio Macedo, Lula Livre é uma pauta que está relacionada ao enfrentamento contra a reforma da Previdência e todo o projeto de destruição do Estado e retirada de direitos que está sendo imposto por Jair.
“Queremos que ele esteja livre para nos ajudar a enfrentar essa reforma da Previdência que quer acabar com a aposentadoria do povo brasileiro. Tem tudo a ver com a luta contra o entreguismo do governo de Jair Bolsonaro (PSL), contra a venda do patrimônio nacional. A liberdade do ex-presidente tem toda relação com a defesa da soberania, de um Brasil autônomo, liderando o continente e sendo altivo no mundo”, ressaltou o Vice-presidente Nacional do PT.
Ainda de acordo com Márcio Macedo, em oposição a todos os avanços que foram conquistados durante os governos petistas, agora, o que está em pauta é um cenário de retrocessos.
“É um governo que quer acabar com a aposentadoria, que quer acabar com a proteção dos trabalhadores e que está entregando o patrimônio nacional, entregando o pré-sal, as rodovias e os aeroportos a preço de banana”, criticou.
Também participou da entrevista o ex-deputado e presidente do PT Santa Catarina, Décio Lima, que ressaltou o caráter antidemocrático da prisão de Lula. Para ele, a luta pela liberdade do ex-presidente transcende as pautas do Partido dos Trabalhadores e da esquerda, devendo ser abraçada por todos aqueles que acreditam no sistema democrático e na justiça.
“Quem tem a defesa da democracia como um valor importante para a vida e para a sociedade brasileira, tem que estar conosco. No próximo domingo, a prisão vai completar um ano. Uma verdadeira agressão a dignidade humana de um brasileiro que se estabeleceu como a maior liderança deste país. E que estabeleceu um marco regulatório para que o Brasil pudesse ser um outro país”, ressaltou Décio Lima.
Ele destaca ainda que, o processo contra o ex-presidente é arbitrário e fere todo os sistema jurídico que foi estabelecido pela sociedade e, consequentemente, fere a democracia, um valor universal para o povo brasileiro desde o fim da Ditadura Militar.
Assista a entrevista
Da Redação da Agência PT de Notícias