Partido dos Trabalhadores

Marroni lidera disputa e diz que população quer um novo amanhã para Pelotas

Segundo pesquisa do Instituto Travessia Diagnóstico, candidato petista à prefeitura está à frente com 45,25% dos votos, enquanto o adversário bolsonarista tem 39,75%

Fernando Stephan/Prefeitura de Pelotas

Marroni: "Pelotas sonha com um novo amanhã, com diálogo, respeito, cuidado com a cidade e, sobretudo, união para reconstruir o que foi perdido"

Na reta final do segundo turno, o candidato Fernando Marroni (PT) lidera a disputa pela Prefeitura de Pelotas (RS) com 45,25% das intenções de voto, conforme pesquisa do Instituto Travessia Diagnóstico, divulgada nessa semana. O bolsonarista Marciano Perondi (PL) tem 39,75%.

A pesquisa também revelou dados sobre a rejeição dos candidatos: 39,75% dos entrevistados afirmaram que jamais votariam em Marciano Perondi, enquanto 35,25% disseram que não votariam em Fernando Marroni. Além disso, 24,25% dos eleitores declararam que não rejeitam nenhum dos candidatos, e 0,75% não souberam ou não opinaram.

Leia maisPT mobiliza militância, nas ruas e nas redes, para garantir a vitória no 2º turno

O levantamento, encomendado pelo Brasil de Fato, ouviu 600 pessoas em Pelotas entre os dias 17 e 20 de outubro, com uma margem de erro de 4 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. O nível de confiança é de 95% e o registro na Justiça Eleitoral tem o protocolo RS-09051/2024.

Rejeição ao adversário é maior

O alto índice de rejeição de Marciano Perondi pode estar ligado à sua associação com Divaldo Vieira Lara (PTB), ex-prefeito de Bagé que foi cassado, e enfrenta problemas legais, incluindo envolvimento em escândalos de corrupção e ligações com investigados em atentados políticos. Divaldo e seu irmão, o ex-deputado Luís Augusto Lara (PTB-RS), tiveram seus direitos políticos cassados em 2022 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico, além de uso indevido dos meios de comunicação. Divaldo é um dos principais coordenadores da campanha de Perondi.

Em um vídeo recente nas redes sociais, Fernando Marroni criticou a proximidade de Marciano Perondi com Divaldo Lara, considerando-a uma ameaça para Pelotas. Marroni enfatizou que Lara está sob investigação e foi alvo de operações da Polícia Federal, além de relembrar os episódios de violência ocorridos nas eleições de Bagé.

Novo amanhã para Pelotas

Enquanto Marciano Perondi, do PL, tem baseado sua campanha em estratégias de fake news e ataques a Fernando Marroni, seguindo os métodos bolsonaristas, Marroni, a candidata a vice-prefeita, Daniela Brizolara e a Nova Frente Popular fazem uma campanha limpa, alegre, propositiva e cheia de esperança num futuro melhor.

Nesta sexta-feira (25), Fernando Marroni e Daniela Brizolara (PSOL), iniciaram o dia com uma caminhada na Vila Francesa, seguida de outra caminhada na Vila da Palha. À tarde, continuaram suas atividades com caminhadas no bairro Gotuzzo, no Val Verde e no Pontal da Barra, com concentração no Trapiche.

Às 16h, a equipe percorreu a Rota do Sol, Ilha de Páscoa e o Loteamento Terezinha, e às 17h, realizam uma nova caminhada pelo bairro Arco Íris. O dia de campanha será encerrado com um grande bandeiraço na rótula do Carrefour. À noite, Marroni participará do último debate antes do segundo turno das eleições, promovido pela RBS TV, às 22h.

Neste sábado (26), véspera da eleição, Fernando Marroni, Daniela Brizolara, apoiadores, amigos e militantes realizarão um grande adesivaço na reta final da campanha. O evento acontecerá no canteiro da Avenida Bento Gonçalves, entre as ruas Osório e Marechal Deodoro, a partir das 10h e se estenderá até às 17h. A atividade busca mobilizar e energizar os apoiadores, e engajar a comunidade nas últimas horas antes da votação.

No domingo (27), Fernando Marroni e sua mãe, dona Lygia Marroni, de 102 anos, votarão às 9h30 no Colégio São José, com a vice Daniela Brizolara os acompanhando. Em seguida, às 10h30, Daniela votará no Colégio Dom João Braga, também acompanhada por Fernando Marroni.

Agradecimento

Nesta sexta-feira (25), Fernando Marroni agradeceu à militância que o acompanhou ao longo da campanha e disse que está confiante na vitória. Ele ressaltou que a população saberá fazer a escolha entre um candidato com experiência e uma gestão bem avaliada, e outro que adota o discurso vazio da extrema direita e que pouco conhece a cidade que deseja governar, tendo chegado a Pelotas apenas em 2023. “Marroni afirmou que “Pelotas sonha com um novo amanhã, com diálogo, respeito, cuidado com a cidade e, sobretudo, união para reconstruir o que foi perdido.” Ele enfatizou ainda que a comunidade deseja viver dias melhores, com paz, confiança e a certeza de um futuro seguro.

Fernando Marroni também fez um apelo à população para se mobilizar nesta reta final da campanha: “vá, fale com os seus nessa reta final e garanta seus votos na urna, é só com o voto que podemos vencer. Juntos, eu, tu e a Dani vamos fazer de Pelotas um lugar melhor para se viver,” declarou Marroni.

Da Redação