A suposta conversa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, sobre o “mensalão” nunca existiu. Em reportagem do Portal “G1”, publicada nesta sexta-feira (8), um dos autores do livro “Una oveja negra al poder”, sobre Mujica, desmentiu qualquer tipo de “confissão” sobre o episódio por Lula.
A entrevista contraria matéria do jornal “O Globo”, também publicada hoje, no qual citava uma conversa entre Lula e o ex-presidente uruguaio.
Segundo o autor, Lula e Mujica não falavam sobre o mensalão quando o ex-presidente brasileiro disse ter tido que lidar com “chantagens”, como “única forma de governar o Brasil”.
“Não, Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é difícil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais”, disse Andrés Danza, um dos autores do livro ao “G1”.
Em nota, o Instituto Lula disse lamentar que “mais uma vez mais a imprensa brasileira se utilize de imprecisões para gerar interpretações equivocadas e divulgar mentiras”.
Da Redação da Agência PT de Notícias