O prazo de matrícula dos candidatos selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) termina nesta sexta-feira (10). Nesta edição, são ofertadas 83.641 vagas em 515 municípios de todo Brasil. Mais de 212 mil se inscreveram até o momento.
O Sisutec oferece vagas gratuitas em cursos técnicos, em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A segunda chamada ocorrerá no dia 14 de julho e o período de matrícula para esses candidatos será de 15 a 17. As aulas começam entre os dias 3 e 31 de agosto.
As vagas que não forem preenchidas serão ofertadas na internet, na página do Sisutec, no período de 20 de julho a 2 de agosto. Qualquer pessoa poderá se inscrever nessa etapa, independentemente de ter feito o Enem. A única exigência é ter concluído o ensino médio.
ProUni – O prazo para estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovarem as informações prestadas no momento da inscrição também termina nesta sexta-feira (10). Quem perder o prazo ou não comprovar as informações é automaticamente reprovado.
Entre os documentos a serem apresentados estão um de identificação, comprovante de residência, de rendimento do estudante e de integrantes do grupo familiar e comprovante de ensino médio. A lista com os documentos está disponível na página do ProUni.
Quem não foi pré-selecionado na segunda chamada ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 17 e 20 de julho, também na página do programa.
A segunda edição de 2015 ofereceu 116.004 bolsas por 856 instituições particulares de educação superior. Das bolsas disponíveis, 68.971 são integrais e 47.033, parciais.
O programa é destinado aos estudantes que querem concorrer a bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Enem.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil