Partido dos Trabalhadores

MEC divulga notas médias do Enem

Notas individuais serão liberadas aos alunos ainda nesta terça. Ao todo, 6,1 milhões de pessoas realizaram as provas, em 2014

Cid Gomes, do MEC: mais tecnologia para tornar o Enem cada vez mais efetivo

O Ministério da Educação divulgou, na tarde desta terça-feira (13), as notas médias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A média nas provas de ciências humanas foi de 546,5 e 482,2, em ciências da natureza. Além disso, a média para linguagens e códigos foi de 507,9 e para matemática, 473,5.

Cerca de 8,7 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem em 2014 e 6,1 milhões realizaram as provas nos dias 8 e 9 de novembro. A quantidade de inscritos foi recorde e 21,6% maior em relação a 2013. Comparado a 2009, o número de estudantes dobrou.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 250 estudantes obtiveram nota máxima em redação, ou seja, mil pontos. Além disso, mais de 35 mil alunos tiraram notas entre 901 e 999 na redação.

Entre os estudantes que fizeram o Enem como forma de certificação para o ensino médio, 67,2 mil alcançaram os requisitos para obter o certificado.

De acordo com o presidente do Inep, Francisco Teixeira, as notas do Enem serão liberadas para consulta individual ainda nesta terça-feira, no site do programa. O espelho da redação com as informações sobre a correção da prova deve ser liberado em até 60 dias.

Para verificar a nota, é preciso que o candidato insira o número de inscrição do Enem, CPF e senha. Em caso de dúvidas, o estudante pode ligar, de forma gratuita, para o telefone de auxílio do Enem (0800-616161).

As notas do Enem poderão ser utilizadas para concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre 19 e 22 de janeiro. De acordo com o Ministério da Educação, serão 205 mil vagas em cursos de ensino superior em instituições públicas.

A nota do Enem também é exigência para concorrer às vagas do Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições para o programa serão abertas no dia 26 de janeiro e seguirão até dia 29 do mesmo mês.

Além disso, o Enem é utilizado como critério no Financiamento Estudantil (Fies) e no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Variação – O Inep também divulgou a variação das notas para as áreas avaliadas pelo Enem. Os valores servem de parâmetro para que o aluno avalie se foi bem ou não nas provas.

Para ciências humanas, a nota mínima é de 324,8 pontos e a máxima, de 862,1. Em ciências da natureza, a nota mínima deve ser de 330,6 pontos e a máxima, 876,4.

Ainda segundo o Inep, a pontuação mínima para linguagens e códigos deve ser de 306,2 pontos e 814,2, a máxima. Em matemática, a nota mínima é de 318,5 e a máxima, 973,6.

Enem online – O ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou, durante a coletiva para apresentar os dados do Enem, que pretende apresentar à presidenta Dilma Rousseff uma proposta de realizar o exame de forma remota, pelo computador.

“Devemos trabalhar com a tecnologia para poder ter o Enem o tempo inteiro, toda hora, todo dia. Podemos ter diversos locais pelo País com computadores e salas seguras”, defendeu o ministro.

Cid Gomes afirmou que, para implementar o Enem remoto, será preciso criar um banco de questões. “O primeiro passo é fazer um grande edital público para professores apresentarem perguntas para que tenhamos um banco de questões com mais de 8 mil itens”, explicou o ministro.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias