Partido dos Trabalhadores

Mentira relaciona alta do arroz com defesa de terras indígenas

Mais de uma década depois da retirada de arrozeiros da reserva Raposa Serra do Sol, fake news afirma que Lula é o culpado pelo preço do arroz

Sobe o preço do arroz em 2020 e as mentiras dizem que Lula é o culpado. Circula nas redes um vídeo em que um produto aponta como causa do aumento do preço do arroz a defesa que Lula fez das terras indígenas. É mais uma peça de desinformação. A devolução da reserva Raposa Serra do Sol para os indígenas nada tem a ver com a crise que vivemos hoje.

O reconhecimento dessa terra indígena em Roraima durou anos e custou vidas. Ela primeiramente foi identificada pela Funai em 1993. Depois, sob a presidência de Fernando Henrique Cardoso, foi demarcada. Por fim, em 2005, foi efetivamente homologada com Lula. A decisão foi contestada no STF mas se decidiu que a demarcação era constitucional. O vídeo, portanto, já desinforma ao insinuar que se tratou de uma decisão autoritária de Lula. 

O produtor entrevistado no vídeo afirma o arroz está caro porque, em 2008, Lula “colocou um cocar na cabeça e retirou de lá produtores de arroz”. Ele se refere à expulsão de grandes arrozeiros que ocupavam ilegalmente a reserva. Conforme o sociólogo e especialista em Relações Internacionais Marcelo Zero, isso causou a redução de 120 mil toneladas para 73 mil toneladas. Essa redução inferior a 50 mil toneladas é mínima perto das 11 milhões de toneladas produzidas no Brasil. A diferença é incapaz de provocar a crise atual, ainda mais considerando-se que isso ocorreu há mais de dez anos.

A extrema-direita age, assim, na defesa de invasores ilegais de terras dos povos nativos e foge das verdadeiras causas da assustadora situação atual.

Mais mentiras: terras para estrangeiros

Voltou a se espalhar também outra fake news sobre a reserva Raposa Serra do Sol. É mentira que Lula entregou a terra indígena para o empresário húngaro George Soros. É falso também que ela seja a maior reserva de nióbio do mundo, como diz a fake news. Sequer há estimativas sobre a quantidade do mineral em Roraima, onde fica a reserva.

Nessa mesma leva de mentiras, chegou, pelo nosso canal de denúncias, outra informação falsa, que precisa ser combatida. Não é verdade que documentos secretos revelam que Lula vendeu o solo da Amazônia para a Noruega, pois ele pertence à União.