Partido dos Trabalhadores

Ministério da Saúde dá apoio técnico ao Distrito Federal

Pasta garantirá cooperação técnica à saúde pública da capital federal. Além disso, ministério inaugurou UPA na capital paulista

Em ação articulada com prefeitura de São Paulo, pasta inaugurou uma UPA na capital paulista

O Ministério da Saúde anunciou, na segunda-feira (26), um acordo de cooperação técnica para qualificar a gestão da saúde pública do Distrito Federal. A combinação entre a pasta e o governo local não prevê a transferência de recursos financeiros.

No entanto, o acordo permitirá a transferência de conhecimento, tecnologia e experiências voltadas para reorganização da rede de atenção à saúde. Além disso, o apoio do Ministério da Saúde auxiliará na racionalização das despesas e otimização dos recursos destinados à saúde da população.

De acordo com a pasta, profissionais especializados darão auxílio em áreas como vigilância em saúde, assistência farmacêutica, recursos humanos, gestão de leitos e contratos. Também será feito o mapeamento da situação da saúde pública local, coordenada pelo governo do Distrito Federal.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou que o objetivo da ação é unir esforços para melhorar a situação de atendimento à saúde da população da capital federal rapidamente.

“Pretendemos fazer com a adoção de medidas estruturais que possam qualificar o processo de gestão e conseguir sanar problemas em várias áreas”, afirmou o ministro.

Reforço – Além de garantir apoio à saúde pública do Distrito Federal, o Ministério da Saúde reforçou, no último sábado (24), a rede de urgência e emergência de São Paulo. A pasta inaugurou, juntamente com a prefeitura de São Paulo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Santa Catarina, na Zona Sul da capital paulista.

A unidade conta com 24 leitos beneficiará cerca de 300 mil habitantes. A UPA oferece à população consultórios de clínica médica, ortopedia, cirurgia, pediatria, sala de medicação, de gesso, raio-X e eletrocardiograma.

A prefeitura, comandada por Fernando Haddad (PT), investiu R$ 3,3 milhões na edificação da unidade. A manutenção da UPA será custeada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Chioro, a inauguração da UPA representa não apenas a ampliação do acesso da população à unidade de urgência e emergência, mas também a melhoria de qualidade do acesso aos serviços de saúde.

“Essa unidade é extremamente bem construída, equipada e conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada”, destacou o ministro.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informação do Portal Saúde