Partido dos Trabalhadores

Resistência internacional por Lula Livre mantém mobilizações

Os atos de apoio e solidariedade ao ex-presidente Lula, que tornou-se preso político no dia 7 de abril, acontecem por todo o mundo

Divulgação

Ato por Lula Livre na Maratona de Londres

Desde que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu a ordem da justiça, tornando-se um preso político na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, atos de apoio vem ocorrendo por todo o mundo contra essa arbitrariedade, exigindo a liberdade de Lula e o restabelecimento da democracia no Brasil.

Já no dia 8 de abril, a Praça da República, em Paris, foi palco de uma manifestação contra a prisão do ex-presidente. O local tradicionalmente abriga os protestos da esquerda francesa e recebeu cerca de 200 manifestantes defensores do petista, conforme os organizadores do ato.

Logo na primeira semana em que Lula esteve privado de liberdade, também ocorreram atos nas cidades de Londres, Amsterdã, Lisboa, Barcelona, Madrid, Roma e Cidade do México. Em Ottawa, no Canadá, mais um ato foi organizado no dia 14. No dia 16 ocorreu manifestação na universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e Barcelona teve um novo ato nesta terça (19). No sábado (21) uma mobilização foi organizada em Bolonha, na Itália, durante a tarde, e de noite ocorreu um ato musical por Lula Livre em Estocolmo, na Suécia.

Nesta segunda (23), em Londres, Inglaterra, o sindicato Trades Union Congress (TUC) tentou entregar uma carta ao embaixador do Brasil no país, mas não foi recebido. O documento foi deixado na porta do prédio. No domingo militantes levaram cartazes exigindo a liberdade de Lula para a Maratona de Londres.

Londres

Ato em frente a embaixada mobilizou os sindicatos ingleses TUC, Unite e Unison.

Ato em frente a embaixada brasileira em Londres

Lideranças da TUC afirmaram que “a prisão de Lula é um ataque vergonhoso à liberdade e ao progresso, e terá um efeito sério sobre como o Brasil é visto no Reino Unido e no mundo. Lula deve ser libertado imediatamente e autorizado a contestar as próximas eleições para restaurar a confiança no respeito do Brasil por justiça e democracia. Estamos orgulhosos por termos nos juntado aos sindicatos em todo o mundo neste dia internacional de ação, em estar com os trabalhadores brasileiros e exigindo liberdade para Lula ”.

Veja a íntegra da carta apresentada pela TUC:

Manifestação durante a Maratona de Londres:

Ato por Lula Livre na Maratona de Londres

Ato por Lula Livre na Maratona de Londres

Estocolmo

Ato Cultural em Estocolmo

Ato Cultural em Estocolmo

Bolonha

Ato em Bolonha, Itália

Ato em Bolonha, Itália

Barcelona

 

Estados Unidos

 

Canadá

 

Agenda

A mobilização internacional por Lula Livre segue com programação em vários países:

23/4/18:

Paris: Libérez Lula!

WashingtonDemonstration: Free Lula!

LondresFreedom for Lula – UK

Bruxelas: Mobilisation Lula Libre – 11h, em frente à embaixada do Brasil – Av. Louise 350

1/5/18:

Colônia: Passeata do 1. de Maio – Lula Livre! Marielle Presente! Contra o Golpe!

 

Da redação da Agência PT de notícias