Líder da REDE na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (RJ) liberou a bancada de seu partido para votar com sua consciência neste domingo (17), mas revelou ser contra o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, especialmente por ser conduzido por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Essse processo, por sua gravidade, não poderia jamais ser presidido por um réu no STF, o deputado Eduardo Cunha. Réu em um processo por corrupção”, afirmou. “Esse processo tem a ver com uma chantagem não atendida que levou a uma vingança.”
Molon lembrou que já se completaram 187 dias desde que foi aberto um processo contra Cunha no Conselho de Ética e que o presidente da Câmara já fez inúmeras manobras para retardar o andamento do caso.
“Já trocou relator, fez abertura da ordem do dia fora do regimento, sabotou o depoimento de testemunha, mudou o regimento para mudar composição do Conselho de Ética. Tudo para evitar que fosse cassado”, afirmou Molon. “Essas coisas estarão diretamente ligadas. E as senhoras e senhores que estão em casa terão certeza disso quando ele não for cassado. É isso que está sendo preparado nesta casa. Há quem apoiam esse processo para que a Lava Jato seja parada.”
De acordo com o líder da REDE, é preciso respeitar a voz das urnas que elegeu Dilma por 54 milhões de votos e a troca de um presidente só poderia ser feita com um crime de responsabilidade “que não se comprovou”.
“A medida mais grave numa democracia é desfazer a decisão do eleitor”, afirmou o deputado.
“Isso pode ser feito, mas apenas em situações extremamente excepcionais. Não é esse o caso. Não há qualquer crime por parte da presidenta. Portanto, o que está em jogo não é defender um governo, é defender a demcoracia e o direito do povo brasileiro escolher quem vai governá-lo. Não esta Casa. Infelizmente, o que move este processo não é por qual porta se quer entrar no Palácio do Planalto: se é pela porta da frente ou pela porta dos fundos como traidores da democracia.”
Da Redação da Agência PT de Notícias