Uma proposta acaba de ser lançada em favor do fortalecimento da economia brasileira: compre da pequena e microempresa e resguarde fatia importante da riqueza do país e do mercado de trabalho nacional. Os pequenos e micro negócios são mais de 10 milhões em todo o país, têm faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano e geram o equivalente a 27% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo Brasil.
Essa é a proposta do movimento nacional de estímulo ao consumo de serviços e produtos comercializados por pequenas e microempresas nacionais, lançado semana passada pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, da Presidência da República.
Destacando o ineditismo da campanha – o Sebrae nunca utilizou iniciativa com tal dimensão em 42 anos de atuação –, o presidente da instituição, Luís Barreto, lembrou que os pequenos empreendimentos, mas que representam 95% do total das empresas registradas no país, são majoritários na geração de empregos com carteira assinada: 52%, ou acima de 17 milhões de vagas. No comércio, 70% das vagas estão nas PMEs.
”Isoladamente, uma empresa representa pouco. Mas, juntas, elas são decisivas para a economia e não se pode pensar no desenvolvimento do Brasil sem elas”, destaca a nota do Sebrae.
Data oficial – O Movimento Compre do Pequeno Negócio fixou 5 de outubro como sua data oficial, numa referência à data que se comemora a edição do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (MPE). “É a primeira vez que fazemos um movimento (nacional) para que as pessoas percebam que, ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, acentuou Barreto em nota.
No hotsite criado para a ocasião, o Sebrae enumerou as cinco principais razões para o consumidor se integrar ao movimento: o pequeno negócio fica perto da sua casa, contrata mais da metade dos empregos formais, retém o dinheiro no local em que atua, desenvolve a região e transforma o cenário daquela localidade.
O movimento planeja também a realização de uma semana de capacitação preparatória dos empresários para o 5 de outubro. De 21 a 26 de setembro estão agendadas palestras, consultorias e orientações sobre atendimento ao cliente e controle de custos. Até lá, o Sebrae pretende lançar campanhas na mídia e redes sociais ressaltando a importância da campanha.
Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio haverá também distribuição de kits gratuitos para identificação, pelos consumidores, dos estabelecimentos que se enquadram no conceito de PME.
“A expectativa é que o 5 de outubro torne uma data em que as pessoas preferencialmente comprem das micro e pequenas empresas e assim colaborem com o crescimento da economia brasileira”, dimensionou o presidente do Sebrae.
Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias