Partido dos Trabalhadores

Movimentos de mulheres conclamam para construção de Encontro Nacional

Manifesto chama todos os movimentos de mulheres da esquerda para participar da construção do Encontro Nacional do Movimento Feminista

Eduardo Di Napol/Mídia Ninja

As mulheres protagonizam a resistência contra os retrocessos do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Elas, que expressam seu repúdio contra a extrema direita desde o período eleitoral, em ações como o movimento Ele Não, se mantém firmes no enfrentamento à retirada de direitos imposta por esse desgoverno. Prova disso, foi a união entre a Marcha das Mulheres Indígenas e a Marcha das Margaridas, que reuniu milhares de mulheres em Brasília, nos dias 13 e 14 deste mês. Desse encontro, saiu o manifesto que conclama a união para construir o Encontro Nacional do Movimento Feminista no Brasil que será realizado em Pernambuco no ano que vem.

“Um encontro capaz de reunir todas as forças coletivas que constroem o feminismo antipatriarcal, antirracista e anticapitalista. Um encontro capaz de mobilizar e ampliar a força política das mulheres para enfrentar o desmonte do Estado, a criminalização das nossas lutas, a violência sistêmica, o controle sobre nossos corpos”, define o texto.

Leia na íntegra

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT