Partido dos Trabalhadores

MST realiza festival em defesa da Feira da Reforma Agrária em São Paulo

O Festival Comida de Verdade acontece neste domingo (4), na Ocupação 9 de Julho, com participação de artistas e chefs de cozinha

Reprodução

Feira da Reforma Agrária

Coletivos realizam, neste domingo (4), o Festival Comida de Verdade, na Ocupação 9 de Julho, região central de São Paulo, em uma espécie de “aperitivo” da Feira Nacional da Reforma Agrária, que encontra dificuldades para a sua realização neste ano.

Artistas, organizações e movimentos sociais que defendem a alimentação saudável estarão presentes no festival. Entre os confirmados estão o cantor e apresentador João Gordo, a cantora Iara Rennó e o instrumentista Curumin.

O evento é organizado pela Rede Sustenta, movimento Banquetaço, Instituto Chão, Cozinha 9 de Julho e Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC), responsável pela ocupação.

A Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada desde 2015 no Parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo, reúne produtos de assentamentos, acampamentos e cooperativas do MST de todas as regiões do Brasil.

Entretanto, a edição deste ano tem enfrentado dificuldades por conta da liberação do local. O governo João Doria (PSDB) barrou o parque e o MST ainda negocia com o prefeito Bruno Covas, do mesmo partido.

“Para os cidadãos de São Paulo, a feira é uma dádiva porque é lá que passamos a ter acesso a uma variedade de produtos e comidas saudáveis e primeira qualidade. Vamos fazer neste domingo uma grande festa e mostrar que todo mundo tem que lutar para ter comida boa disponível para a sociedade”, disse Gustavo Vidigal, do Coletivo Sustenta.

O “banquetaço” – ação desenvolvida por ativistas do direito humano à alimentação adequada e saudável – será preparado a partir de doações de alimentos da agricultura familiar. O cardápio será elaborado pelos cozinheiros Marie-France, do restaurante La Casserole, Leila D. e Gabriel Zei, da Vila Itororó, e Bel Coelho, do Restaurante Clandestino.

O Festival Comida de Verdade acontece das 12h às 20h, na Ocupação 9 de julho, na Rua Álvaro de Carvalho, 427. A entrada é franca.

Por Comitê Lula Livre