Partido dos Trabalhadores

Na reta final, Maria do Rosário intensifica campanha com mutirões em bairros de Porto Alegre

Candidata petista à prefeitura reforça contato com o povo, ao mesmo tempo em que critica a falta de transparência e o negacionismo da atual gestão sobre os desafios climáticos

Divulgação/Facebook

Candidata petista Maria do Rosário reforça campanha ao lado do povo em Porto Alegre

Maria do Rosário, candidata do PT à prefeitura de Porto Alegre, destacou suas propostas para Porto Alegre e criticou a falta de transparência da gestão atual durante o debate promovido pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na noite desta segunda-feira (23). Ela também destacou a necessidade de uma maior integração da gestão pública com as universidades, aproveitando o conhecimento científico que elas geram para desenvolver projetos relacionados às mudanças climáticas e enfrentar os desafios ambientais.

“Minha intenção é construir uma cidade que enfrente os desafios climáticos sem negacionismo e negligência, e que escute e valorize a expertise dos técnicos. A reconstrução de Porto Alegre deve ser um esforço coletivo, envolvendo todos os agentes políticos, econômicos e sociais. Quero transformar este momento em uma oportunidade de renovação ambiental, estrutural e cultural, priorizando a qualidade de vida da população”, afirmou a candidata, que tem como vice na chapa Tamyres Filgueira (Psol).

Maria do Rosário destacou sua experiência como um elemento fundamental para impulsionar Porto Alegre no enfrentamento dos problemas, incluindo questões de meio ambiente e mobilidade urbana: “Acredito que ser deputada federal, estar no sexto mandato e ter sido ministra não me diminui. Porto Alegre é minha cidade e eu trabalho a partir da minha base. Sou a deputada mais votada da capital gaúcha, e no meu partido, conto com o apoio de figuras importantes como José Fortunati, Olívio Dutra, Tarso Genro e Raul Pont, o que é extremamente simbólico e positivo para mim”, enfatizou.

Saúde, turismo e desenvolvimento

Durante o debate, Maria do Rosário enfatizou propostas do seu plano de governo, que incluem ações voltadas para o crescimento econômico da capital gaúcha e a melhoria da qualidade de vida de diversas categorias, incluindo os profissionais da administração. A candidata lamentou a situação socioeconômica de Porto Alegre, que está estagnada, e apresentou propostas funcionais para reverter esse cenário, alinhadas ao crescimento econômico do país e do estado.

“Com um país que pode crescer acima de 3% neste ano, precisamos estar atentos ao que isso significa para a cidade. Por exemplo, 90 milhões coordenados pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, em um polo de saúde e inovação demonstram nossa capacidade e inteligência na área da saúde”, ponderou a candidata, referindo-se a verba destinada ao estado pelo Ministério da Saúde para compra de insumos e reconstrução de farmácias, unidades de saúde e sistemas municipais.

Leia mais: Em Cachoeiro de Itapemirim (ES), Tarifa Zero é prioridade de Carlos Casteglione

Maria do Rosário também destacou a importância de um calendário de eventos e pacotes turísticos para atrair visitantes e movimentar os setores hoteleiro e gastronômico, especialmente considerando a queda no setor de turismo após a tragédia climática. “O Rio Grande do Sul é um dos estados mais importantes no turismo e essa área movimenta uma parte significativa de sua economia, com milhares de hotéis, restaurantes e meios de transporte”, observou.

Ela enfatizou que reativar o setor e criar incentivos para o desenvolvimento da cidade é essencial para que Porto Alegre pare de perder participação no ICMS, uma vez que a cidade perdeu dois pontos de participação no PIB do estado na última gestão, e hoje aparece entre as seis cidades que mais perderam participação no PIB nacionais. A candidata acredita que fortalecer o turismo pode ser uma estratégia eficaz para revitalizar a economia local.

Boa recepção nos bairros

Faltando menos de duas semanas para o primeiro turno das eleições, Maria do Rosário e a candidata a vice-prefeita, Tamyres Filgueira (Psol), têm priorizado visitas aos bairros de Porto Alegre, com o apoio da militância nas ruas. Neste final de semana, Maria começou o dia cedo, visitando a Feira Ecológica do Brique da Redenção, onde dialogou com os feirantes e apresentou suas propostas para a agricultura familiar, economia popular e alimentação saudável. Em seguida, ela seguiu para um mutirão com a militância no alto do Morro da Cruz, onde conversou com os moradores. À tarde, o mutirão ocorreu no bairro Cruzeiro, contando com a presença de Manuela D’Ávila (PCdoB) e da deputada estadual Bruna Rodrigues (PCdoB).

No domingo (22), Maria do Rosário participou de um mutirão no Embratel, acompanhada pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT). Durante o evento, a candidata dialogou com moradores e comerciantes, ouvindo suas demandas para a cidade.
À tarde, o mutirão se deslocou para o bairro Santa Rosa de Lima, onde as principais preocupações da população novamente se concentraram em saúde e educação. Maria do Rosário destacou suas propostas para essas áreas e, ao ouvir relatos de famílias sobre a falta de uniformes para os filhos, garantiu que todos os alunos e alunas da rede municipal de ensino receberão uniformes, afirmando: “Nossas crianças merecem cuidado e proteção.”

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

Da Redação