O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, assumirá o comando do Ministério da Fazenda no lugar do ex-ministro Joaquim Levy.
Para o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), Barbosa conduzirá a pasta para garantir a retomada do crescimento econômico do Brasil.
“O Nelson é um desenvolvimentista nato. Ele saberá imprimir o ritmo necessário para a retomada do crescimento da economia brasileira. No Congresso, votamos quase tudo do ajuste fiscal. O Congresso deu uma grande colaboração, votamos praticamente todas as medidas, e acho que vamos continuar com a mesma determinação e a mesma pegada para votarmos o necessário para a retomada”, disse.
“O que é fundamental no momento é nós estabelecermos que o discurso é crescimento. Vamos virar a página do ajuste e apostar na produção”, pediu o líder.
Nelson Barbosa é economista e professor. Formado em economia pela UFRJ e PhD pela New School for Social Research em Nova York (EUA), foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda de 2011 a 2013, e ministro do Planejamento durante o ano de 2015. Barbosa é professor titular da Escola de Economia de São Paulo da FGV, professor adjunto do Instituto de Economia da UFRJ e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV).
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Sibá Machado, elogiou a escolha da presidenta Dilma Rousseff.
“É uma excelente escolha. Dentro da bancada já havia um espírito de torcida em torno do nome dele. A avaliação é que temos que ter um ministro da Fazenda em 2016 com olhar mais aguçado sobre o setor produtivo. O sistema financeiro fica dando o tom do Ministério da Fazenda, mas está na hora de fazer o setor produtivo crescer”, defendeu.
Confira a nota divulgada pelo Palácio do Planalto:
“A presidenta Dilma Rousseff anunciou, hoje, dois nomes da equipe econômica do seu ministério.
Para o Ministério da Fazenda, a presidenta indicou o sr. Nelson Barbosa. O novo titular do Ministério do Planejamento será o sr. Valdir Moysés Simão.
A presidenta agradece a dedicação do ministro Joaquim Levy, que teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica, e deseja muito sucesso nos seus desafios futuros.
Assume interinamente, como Ministro Chefe da CGU, o Sr. Carlos Higino Ribeiro de Alencar”.
Da Redação da Agência PT de Notícias