Partido dos Trabalhadores

Nesta quarta (16), Lula participa do Comício da Verdade de Natália Bonavides em Natal

“Com o apoio de Lula, vamos ver essa cidade se tornar uma potência bem aproveitada, como sempre sonhei,” declarou a candidata, em entrevista à rádio 91,9 FM

Divulgação

Natal em clima de festa popular no evento desta quarta, com Natália, Lula e lideranças do PT

O Presidente Lula participa, na noite desta quarta-feira (16), do Comício da Verdade, evento de campanha de Natália Bonavides, candidata do PT para a prefeitura da cidade. Durante a visita oficial a Natal, o presidente Lula, acompanhado da governadora Fátima Bezerra (PT) e ministros, também deve anunciar investimentos do governo federal no Rio Grande do Norte.

Em entrevista à rádio 91.9 FM nesta terça-feira (15), Natália Bonavides expressou sua alegria com a visita de Lula a Natal e destacou a importância do apoio do presidente nesta reta final da campanha. Ela afirmou que a presença de Lula simboliza a força da união entre eles, visando atrair investimentos para a cidade, que tem perdido oportunidades por falta de articulação política. “Com o apoio de Lula, vamos ver essa cidade se tornar uma potência bem aproveitada, como sempre sonhei,” declarou a candidata.

Natália Bonavides também destacou que sua campanha se concentra no contato direto com a população, pé no chão, olho no olho, enfatizando que “é uma campanha de rua, como há muito tempo a cidade não se via”. A candidata teve um aumento significativo nas intenções de voto, passando de 28,45% para 39% no segundo turno, o que reflete uma tendência positiva desde o primeiro turno. Bonavides está concorrendo com o candidato bolsonarista, Paulinho Freire, do União Brasil.

Leia mais: O PT está vivo e se renova, por Camila Moreno

Lula anunciará investimentos do Governo Federal no RN 

Nesta tarde, Lula participa de uma cerimônia no auditório da Escola de Governo do Rio Grande do Norte, onde serão anunciados novos aportes federais para o estado. O evento, que começa às 16h, contará com a presença de, pelo menos sete ministros da gestão federal, lideranças locais e da governadora Fátima Bezerra (PT).

Entre os anúncios, destaca-se o investimento de R$ 47 milhões para fortalecer a segurança estrutural da Ponte Newton Navarro, que conecta as zonas Leste e Norte, além de R$ 8,5 milhões destinados à reforma dos armazéns do Porto de Natal. Esses projetos fazem parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Leia mais: Ao lado da governadora Fátima Bezerra, Natália Bonavides realiza grande plenária em Natal

Também será anunciada a construção de mais de 1,5 mil casas populares nas zonas Norte e Oeste de Natal. A vereadora reeleita Brisa Bracchi (PT), mencionou em suas redes sociais que os bairros Felipe Camarão, Nossa Senhora da Apresentação e Pajuçara estão entre os beneficiados.

Logo após a cerimônia de anúncios, às 17h, Lula se dirigirá à Zona Norte de Natal, onde participará do comício com Natália Bonavides, que acontecerá na Avenida Paulistana, no conjunto Panatis. Em suas redes sociais, Natália Bonavides convocou a militância: “Oi Natal, chegou o dia! Hoje é o nosso Comício da Verdade com o presidente Lula. Vamos começar a concentrar a partir das 16h, chega cedo, para não perder nenhum momento, que vai ser emocionante!”.

Até o início desta tarde estavam confirmadas as presenças dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Renan Filho (dos Transportes), Sílvio Costa (Portos e Aeroportos), Jader Filho (das Cidades), além de Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência) e Rui Costa (Casa Civil).

Projeto apoiado por Natália em 2021 não “defende pessoa que furta”

Natália Bonavides usou a entrevista à rádio 91.9 FM para desmentir informações falsas veiculadas nas peças publicitárias do candidato do União Brasil de que a petista é autora de um projeto que defenderia pessoas que furtam.

Na verdade, o PL 4540, do qual Natália foi ‘coautora’, ainda no ano de 2021, e que sequer foi aprovado pela Câmara dos Deputados, visava alterar o artigo 155 do Código Penal Brasileiro para descriminalizar o “furto por necessidade ou de valores insignificantes” prevendo que, nesses casos, o juiz aplicaria “uma pena restritiva de direitos ou multa, sem prisão”.

Segundo Natália Bonavides, a proposta busca desassociar delitos menores de contextos de maior gravidade. “O projeto prevê que uma mãe, em situação de desespero, que rouba comida para alimentar seu filho, não vá parar no mesmo lugar que criminosos perigosos. E isso já existe hoje, por exemplo, para empresários que sonegam impostos. Mas, o que a gente vê é um candidato falando que vai ser certo roubar celular”, explicou.

Creches, transporte público e saúde vão melhorar na gestão petista

Ainda durante a entrevista, a deputada federal destacou suas prioridades de gestão, enfatizando que a educação, o transporte e a saúde serão áreas com foco especial caso seja eleita prefeita.

Natália propôs um plano de ação com medidas emergenciais para aumentar as vagas em creches, como a construção de creches e parcerias com entidades filantrópicas e a iniciativa privada para abrir vagas de emergência, além de destacar a necessidade de concluir as 10 creches que não foram finalizadas pela gestão atual. “Enquanto candidata mulher, sei da importância de criar um plano de governo para abraçar a realidade das nossas mães e nossas crianças, que tem suas rotinas impactadas diariamente com a falta de vagas,” destaca.

A candidata também criticou a administração de Álvaro Dias em relação ao transporte público, apontando o descaso com os ônibus e a não retomada das linhas que foram retiradas durante a pandemia. A candidata defendeu a implementação gradual da tarifa zero no transporte público da capital.

Na área da saúde, Natália Bonavides mencionou o desmonte da saúde pública gratuita na cidade e criticou as propostas de seu adversário, que sugerem parcerias com clínicas privadas, ressaltando que a prioridade deve ser fortalecer o SUS para garantir acesso à saúde de qualidade para toda a população.

Da Redação