Uma receita de bolo de fubá em um post no Facebook. Foi assim que a página do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou, nesta terça-feira (25), de forma aparentemente divertida, seus seguidores a participar da inauguração do acervo do Memorial da Democracia.
O texto, no entanto, é um exemplo de censura sofrida pelos jornais na época da ditadura militar. “Receitas de bolo, poemas e outros textos à prova de “subversão” ocupavam os espaços vazios deixados pela censura nos jornais brasileiros entre os anos 1970 e 1980”, lembra a postagem.
“Se superamos esse passado sombrio, foi graças às lutas de milhares de brasileiros e brasileiras que não desistiram do sonho de um País justo e democrático”, acrescenta.
O Memorial da Democracia, ligado ao Instituto Lula, reúne acervo interativo e multimídia para contar o histórico de lutas do povo brasileiro, incluindo a trajetória pelo fim da ditadura e os avanços sociais durante as gestões de Lula.
O museu será inaugurado em 1ºde setembro, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo (SP). Haverá transmissão ao vivo pela internet.
Da Redação da Agência PT de Notícias