A Juventude do PT Nacional expressou total apoio, nesta quarta-feira (20), ao ao pedido de tombamento da paisagem cultural do Cais José Estelita, no Recife (PE).
Em nota, a Secretaria Nacional da JPT ressalta o “risco” que corre a área considerada patrimônio cultural brasileiro.
“Lá se encontram, por exemplo, as primeiras paisagens brasileiras a constar nos mapas que os holandeses fizeram de nosso país. E a segunda mais antiga linha férrea construída em território nacional”, ressalta.
Leia a nota na íntegra:
“A Secretaria Nacional de Juventude do Partido dos Trabalhadores expressa seu apoio ao pedido de tombamento da paisagem cultural do Cais José Estelita, no Recife.
O que está em risco é um patrimônio de todo o Brasil. Lá se encontram, por exemplo, as primeiras paisagens brasileiras a constar nos mapas que os holandeses fizeram de nosso país. E a segunda mais antiga linha férrea construída em território nacional.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) recentemente inscreveu a área operacional do Pátio Ferroviário das Cinco Pontas, situado no Cais, como Memória Ferroviária Brasileira. No mesmo sentido, o Ministério Público Federal recomendou ao IPHAN o tombamento da totalidade da área, que, para o órgão, constitui “notável valor de Paisagem Cultural”.
O Movimento #OcupeEstelita é um símbolo da capacidade de resistência da juventude e da sua luta por uma cidade democrática e por plena cidadania cultural.
Ocupar! Resistir!
Juventude do PT nacional”
Da Redação da Agência PT de Notícias