Representantes da Fundação Única dos Petroleiros (FUP) estiveram nesta quarta-feira (12) no Senado Federal para pressionar o senador José Serra (PSDB) contra o PLS 131/2015, que transfere para petrolíferas internacionais os 30% das jazidas do pré-sal reservados para a Petrobrás. Os manifestantes chamaram Serra de “entreguista” e pediram para que o lucro do pré-sal fosse para a educação e para a saúde.
Nesta quarta, foi definida a relatoria da comissão especial, que ficou a cargo do senador Ricardo Ferraço (PMDB), também relator do projeto no Plenário do Senado. Na mesma reunião, o Partido dos Trabalhadores se retirou da comissão para analisar a proposta em uma outra CPI paralela por não concordar com os rumos que ela estaria tomando.
Segundo o senador Lindbergh Farias, o PT deveria ter a prerrogativa de indicar o relator devido às regras de proporcionalidade de bancadas na Casa.
Na tarde desta terça-feira (11), um outro ato contra o PLS 131 reuniu diversas entidades do setor educacional e sindical e teve a participação da União Nacional dos Estudantes (UNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Central Única dos Trabalhadores (CUT), funcionários da Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).
Da Redação da Agência PT de Notícias