Cerca de 150 dirigentes, lideranças do Partido dos Trabalhadores e dos movimentos sociais e sindicais do Tocantins se reuniram, neste sábado (22), na Câmara de Vereadores de Palmas para debater e dar sugestões para melhorias no funcionamento da legenda.
As sugestões serão encaminhadas ao Seminário Nacional de Organização, que acontece dias 27 e 28 de agosto, em São Paulo.
Participaram do Seminário Estadual o presidente regional do PT, Júlio César Brasil; o senador Donizeti Nogueira (PT-TO); os deputados estaduais da sigla Amália Santana e Zé Roberto; o prefeito de Colinas, José Santana; o prefeito de Couto Magalhães, Ezequiel Guimarães; além de dezenas de vereadores, dirigentes municipais, secretários do governo do Estado e da capital, membros da executiva estadual e militantes da sigla.
Durante o encontro, foi analisada a atual conjuntura política do Brasil. Além disso, os participantes também fizeram uma retrospectiva das lutas e conquistas dos governos do PT.
O presidente regional do partido, Júlio César Brasil reforçou a importância da militância no seminário.
“No PT, não há um mais importante que outro. Queremos ouvir cada companheiro, para que possamos contribuir com a otimização da organização do partido”, afirma o presidente.
Para debater e receber as sugestões que visam o aperfeiçoamento da organização partidária, foram formados seis grupos de trabalho:
– O PT de portas abertas para a militância. Como organizar o partido a partir da base;
– O tripé: Partido, governo e os movimentos sociais;
– Comunicação e novas formas de mobilização;
– Formação política como instrumento de atuação partidária;
– Financiamento militante e estratégias para a sustentação financeira;
– Democracia interna e participação militante: Como melhorar o PED.
Ao final dos debates, cada grupo fez uma apresentação das sugestões aos demais, para que as propostas fossem sistematizadas.
Por Maria José Ribeiro, do PT no Tocantins