O Ministério das Relações Exteriores divulgou, nesta quinta-feira (6), nota sobre os 70 a bomba de Hiroshima, no Japão. No documento, o governo e o povo brasileiro homenageiam a memória de milhares de pessoas que foram vitimadas por bombas nucleares.
“Ao relembrar as terríveis consequências de uma detonação nuclear e fazer votos de que seres humanos nunca mais sejam vítimas dessas armas, o Brasil reafirma sua convicção de que a única maneira de realizar esse objetivo é tornar o mundo livre dos arsenais nucleares”, diz o texto.
Além disso, segundo o Itamaraty, o governo aproveita a data que marca o primeiro ataque nuclear da história para renovar o chamamento aos países detentores de armas nucleares para o engajamento na negociação de um instrumento juridicamente vinculante que assegure a proibição e a eliminação irreversível desses arsenais.
Leia a nota, na íntegra:
“Na data de hoje, 6 de agosto, que marca os 70 anos do primeiro ataque nuclear da história, contra a cidade de Hiroshima, no Japão, o Governo e o povo brasileiros homenageiam a memória das milhares de pessoas vitimadas por bombas nucleares.
Ao relembrar as terríveis consequências de uma detonação nuclear e fazer votos de que seres humanos nunca mais sejam vítimas dessas armas, o Brasil reafirma sua convicção de que a única maneira de realizar esse objetivo é tornar o mundo livre dos arsenais nucleares.
Nesse sentido, o Governo brasileiro renova o chamamento aos países detentores de armas nucleares para que demonstrem real vontade política e se engajem na negociação de um instrumento juridicamente vinculante que assegure a proibição e a eliminação irreversível desses arsenais.”
Da Redação da Agência PT de Notícias