A presidenta Dilma Rousseff participa, nesta sexta-feira (25), da Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável nos Estados Unidos. A agenda servirá como plataforma de ação da comunidade internacional e dos governos nacionais na promoção da prosperidade comum e do bem-estar para todos nos próximos 15 anos.
Cerca de 150 líderes mundiais irão discutir e traçar novas metas para o desenvolvimento sustentável. Acordada pelos 193 Estados-membros da ONU, a agenda, intitulada “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” é única em seu apelo por ação de todos os países.
A erradicação da pobreza é um dos assuntos que será discutido na Cúpula e a pauta reconhece que essa meta deve caminhar lado a lado com um plano que promova o crescimento econômico e responda a algumas necessidades sociais, incluindo educação, saúde, proteção social e oportunidades de trabalho.
A nova agenda de desenvolvimento sustentável se enquadra no êxito do resultado da Conferência sobre o Financiamento para o Desenvolvimento e espera-se que ela afete positivamente as negociações sobre um novo acordo climático significativo e universal, que acontecerá em Paris, na França, no fim deste ano.
O secretário da ONU, Ban Ki-moon, disse que a agenda é um “um plano de ação para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões, de forma irreversível, em todos os lugares, não deixando ninguém para trás”.
Como acontece desde 1947, o Brasil é responsável pela abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU). Na próxima segunda-feira (28), a presidenta Dilma Rousseff vai fazer o discurso de abertura da 70ª sessão da assembleia.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Portal Brasil”