Em plenária do PT realizada nesta quinta-feira (3), em Curitiba (PR), a presidenta Dilma Rousseff elevou o tom do discurso e acusou seus adversários de mentirem sobre as gestões do PT no País.
“Mentem sistematicamente a nosso respeito. Proponho que nós falemos a verdade sobre eles”, convidou Dilma ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da senadora Gleisi Hoffmann, candidata do PT ao governo do Paraná.
Sem citar nomes, ela lembrou que durante a administração do PSDB o povo assistiu ao governo produzir recessão, desemprego, menos renda e a entrega do patrimônio do País.
Afirmou ainda que, naquela administração, nenhuma melhoria foi feita ao País. Pelo contrário, o Brasil foi submetido ao capital internacional. “Nós pagamos a dívida deles e acabamos com a interferência do FMI”, disse.
A presidenta lembrou também que nos governos do PT há combate à corrupção. “Jamais fomos engavetadores de processos. Combatemos a corrupção doa a quem doe”, disse.
No governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, ganhou o jocoso apelido de “engavetador-geral da República, por não dar seguimento aos processos contra aliados do governo.
Copa – Ela também falou do êxito de programas do governo, como o Minha Casa, Minha Vida no estado, que já atendeu 165 mil famílias e já contratou mais 70 mil casas. Citou o PAC que levou máquinas, como caminhões e retroescavadeiras, para municípios com até 50 mil habitantes.
Dilma lembrou também dos R$ 67,9 bilhões do seu governo para o financiamento da agricultura e dos R$ 2,5 bilhões do Bolsa Família no estado.
A presidenta também falou sobre o sucesso da realização da Copa do Mundo no Brasil.
“Aqueles que torceram pelo pior estão sendo silenciados pela realidade da Copa das Copas”, afirmou.
Dilma convidou a militância a combater o discurso dos opositores. “Vamos pra rua em alto nível, mas com espírito combativo e a verdade no coração, combater o pessimismo e a desinformação”, disse.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguiu a mesma linha de Dilma e rebateu as críticas da oposição.
‘Eles falam que vão fazer, mas não fizeram quando foram governo. Só pode fazer mais, quem já vez. Quem não fez nada, não pode”, disse.
Ele lembrou críticas feitas ao programa Bolsa Família, falou das dificuldades econômicas enfrentadas pelo País na gestão tucana e reafirmou o compromisso do PT no combate à corrupção.
“A diferença entre nós e eles é que antes havia um tapetão. Toda a sujeira era jogada pra debaixo dele”, afirmou.’
A senadora Gleisi criticou o governo do tucano Beto Richa no estado, lembrou os investimentos do governo federal no estado e convidou a população a avançar junto com o PT.
“O Paraná não quer o atraso. Não quer o passado”, disse a senadora.
“Os que pregavam o discurso do medo, perderam”. completou.
Da Redação da Agência PT de Notícias