Partido dos Trabalhadores

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Roque

Padre Roque deixa um legado de luta em defesa do povo humilde, na construção dos movimentos sociais e na construção partidária

Com pesar comunicamos a morte do companheiro Padre Roque Zimmermann, ocorrida hoje, 17/02/19. Natural de Santo Cristo, RS, Padre Roque tinha 79 anos.

Padre e Professor Universitário na cidade de Ponta Grossa, Roque foi  membro da Teologia da Libertação e ativo militante pelos Direitos Humanos durante a Ditadura Militar. Militante nas lutas  dos movimentos sociais, notadamente dos pequenos agricultores e trabalhadores rurais sem terra, filiou-se ao PT em 1987, onde exerceu cargos de direção partidária municipal e estadual. Elegeu-se deputado federal em 1994. Destacou-se pela defesa da classe trabalhadora, atuando nas comissões da Câmara Federal com determinação, principalmente nas Comissões de Agricultura, Educação, Serviço Público e Direitos Humanos, tendo sido reeleito em 1988. 

No ano de 2002 foi escolhido pelo PT candidato a Governador do Paraná, obtendo uma votação significativa (cerca de 17% dos votos). No ano seguinte assumiu a convite do governador Requião, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná onde exerceu o cargo de Secretário de Estado até 2006 quando licenciou-se para candidatar-se a deputado estadual.

Padre Roque deixa um legado de luta em defesa do povo humilde, na construção dos movimentos sociais e na construção partidária, se colocando sempre disponível para assumir as tarefas do PT. Figura humana de trato simples e respeitoso com todos que com ele conviviam na vida pública e pessoal, se vai um lutador.

O corpo está sendo velado em Ponta Grossa, e será sepultado em Santo Angelo, RS.

Nosso reconhecimento e gratidão valente companheiro!

Padre Roque presente!

Partido dos Trabalhadores