O Partido dos Trabalhadores torna pública sua preocupação com a situação pós-eleitoral em Honduras, país irmão de nosso continente que também sofreu um golpe de Estado semelhante ao do Brasil em 2009 quando seu legítimo presidente eleito Manoel Zelaya foi sequestrado e destituído.
Na madrugada de domingo, 26 de novembro, para segunda feira, dia 27, o Tribunal Supremo Eleitoral em seu primeiro boletim oficial, com 57% dos votos apurados, apontou a vitória do candidato Salvador Nazralla, da “Aliança de Oposição contra a Ditadura”, derrotando o candidato oficialista conservador Juan Orlando Hernandez do Partido Nacional, comprometido com as forças golpistas de 2009.
O terceiro colocado, Luis Zelaya, do Partido Liberal, já reconheceu a vitória da chapa Salvador Nazralla – Xiomara Castro. No entanto, nos preocupa o fato de o TSE não ter mais divulgado nenhum boletim eleitoral, mantendo às escuras o povo hondurenho quanto ao desenlace do processo eleitoral naquele país, além da gravação divulgada pela revista “The Economist” onde integrantes do Partido Nacional estariam se preparando para fraudar a eleição.
Sabemos do triunfo eleitoral de Salvador Nazralla e Xiomara Castro e esperamos que o Tribunal Supremo Eleitoral dê a conhecer o quanto antes o resultado eleitoral para terminar com o ambiente de incerteza naquele país.
São Paulo, 27 de novembro de 2017
Gleisi Hoffmann
Presidenta do PT
Monica Valente
Secretária de Relações Internacionais