NOTA DO PT
SOLIDARIEDADE AO POVO GUARANI KAIOWÁ
O Partido dos Trabalhadores denuncia a escalada de violência contra o povo indígena Guarani Kaiowá que, nesta quarta-feira (18), resultou no assassinato do jovem Neri Guarani Kaiowá, em ação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. A PM também feriu a bala uma mulher e destruiu barracas que alojavam os indígenas nas imediações da Fazenda Barra, município de Antônio João.
A fazenda ocupa ilegalmente parte da Terra Indígena Nhanderu Marangatu, homologada em 2005, no primeiro governo do presidente Lula. A demarcação definitiva, no entanto, vem sendo postergada desde então, por meio de um recurso judicial que aguarda decisão do STF, sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes.
Os Guarani Kaiowá lutam pela desintrusão de sua terra por invasores que já praticaram outras ações violentas, sempre contando com a ação ilegal da PM do estado em terra indígena. Os ataques se intensificaram na semana passada, quando a Missão de Direitos Humanos do Coletivo de Solidariedade e Compromisso aos Povos Guarani visitava a região.
O PT repudia a violência policial e está solidário com os indígenas Guarani Kaiowá em sua luta por direitos e justiça.
Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT