Partido dos Trabalhadores

Novo líder do PT elege fim da escala 6×1, tarifa zero e luta nas redes como prioridades

Pedro Uczai foi escolhido por unanimidade. O deputado, que vai comandar a bancada no ano eleitoral, diz que a regulamentação das big techs está no radar

Gabriel Paiva/PT na Câmara dos Deputados

Pedro Uczai tomou posse como novo líder do PT na Câmara.

Eleito por aclamação, o novo líder do PT na Câmara, o deputado Pedro Uczai (PT-SC), elegeu como prioridades da bancada a defesa do fim da escala de trabalho 6×1, a da tarifa zero para transportes coletivos urbanos, a regulamentação das big techs (plataformas digitais) e a luta incansável para desconstruir as mentiras e conteúdos desinformativos disseminados pela extrema direita nas redes.

“Vamos seguir unindo a bancada para defender os projetos do governo e avançar em propostas que beneficiem diretamente os trabalhadores, como o fim da escala 6×1, uma agenda na qual o Presidente Lula está engajado e que queremos aprovar ainda este ano”, afirmou Uczai.

O parlamentar substitui o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), que liderou a bancada de fevereiro do ano passado até agora. A definição do novo líder ocorreu de forma unânime entre os parlamentares da bancada, em reunião que contou com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, e do presidente nacional do PT, Edinho Silva.

Luta nas redes e em prol do trabalhador

Uczai defendeu que a bancada atue no enfrentamento à extrema-direita, com base em dados e resultados concretos. “Precisamos continuar rebatendo as fake news com a verdade, números, dados e obras que comprovam o sucesso do Governo Lula. Quando comparamos o nosso governo com o governo Bolsonaro, as mentiras da extrema-direita caem por terra”, destacou.

Sobre a tarifa zero de transportes públicos, tramita na Câmaram o projeto do deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) (PL 6088/2025), que institui o Programa Nacional de Tarifa Zero para o Transporte Urbano. A proposta cria um modelo permanente de financiamento da gratuidade no transporte público a partir da reformulação da atual lei do vale-transporte, de forma a subsidiar sistemas de Tarifa Zero em todo o país. O Ministério da Fazenda estuda a proposta e sua viabilidade financeira.

Para Uczai, o Congresso Nacional deve se debruçar também sobre questões como a regulamentação das big techs e o uso da inteligência artificial. Em sua opinião, sem regulamentação as plataformas digitais representam uma séria ameaça à democracia.

O novo líder do PT defendeu, ainda, a universalização o Programa Pé-de-meia, uma espécie de poupança dos estudantes do ensino médio adotada como forma de incentivar os alunos a continuarem os estudos. A expansão visa eliminar as restrições atuais (necessidade de estar no CadÚnico ou Bolsa Família), tornando o benefício de “poupança do ensino médio” acessível a todos os alunos matriculados na rede pública de ensino, independentemente da renda familiar, visando combater a evasão escola.

Uczai defendeu a adesão unânime da bancada aos pedidos de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar fraudes com o envolvimento do Banco Master. No caso, o requerimento protocolado pelo deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) com 201 assinaturas na segunda-feira (2) e o pedido das deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Heloísa Helena (Rede-RJ) para a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que teria a participação de deputados e de senadores.

Trajetória

O deputado federal que assume a liderança do PT é conhecido pelo diálogo e por uma defesa firme do governo Lula, do qual é aliado há décadas. Ele foi o segundo deputado federal mais votado de Santa Catarina nas eleições de 2022.

Pedro Uczai é professor e está em seu quarto mandato como deputado federal. Já foi deputado estadual e prefeito de Chapecó, sempre pelo PT.

Entre suas principais atuações, destacam-se a criação do artigo 170, que garante bolsas de estudo em Santa Catarina, a relatoria do programa Pé-de-Meia e do novo Plano Nacional de Educação (PNE).

Uczai também vem inovando com iniciativas de participação cidadã, como o Orçamento Participativo das emendas parlamentares, no qual a população decide o destino dos o destino dos recursos.

Da Redação do PT, com informações da Liderança do PT na Câmara.