Partido dos Trabalhadores

Novo prefeito de Nossa Senhora de Lourdes destaca força do povo contra 40 anos de hegemonia

Em entrevista ao Café PT, Saulo Galeguinho ressalta a importância da participação popular e planeja reconstruir o município sergipano com foco em saúde, educação e infraestrutura

Reprodução/TvPT

Saulo: “Estamos aqui para fazer diferente. A mudança chegou”

Saulo Galeguinho, prefeito eleito pelo Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) no primeiro turno das eleições municipais de 2024, compartilhou detalhes de sua trajetória e seus planos para a gestão de Nossa Senhora de Lourdes (SE) ao Café PT nesta sexta-feira (18).

Galeguinho, que é médico cirurgião e nunca havia se envolvido diretamente em política, surpreendeu ao vencer uma família tradicional que comandava o município há mais de 40 anos. “Foi uma batalha de algo que já estava enraizado na cidade desde sua fundação”, destacou, ao falar sobre a longa hegemonia política que foi quebrada com sua eleição.

O novo prefeito atribuiu sua vitória ao trabalho de conscientização feito junto à população. “Atribuo muito a esse esclarecimento que foi feito à população e à vontade de mudança do povo”, afirmou.

Para ele, o trabalho de apresentar as condições reais do município e dialogar diretamente com os eleitores foi fundamental. “Guiado por Deus, como eu sempre digo, conseguimos mostrar ao povo o que estava acontecendo na cidade e o que poderia ser diferente.”

Galeguinho enfatizou que sua candidatura surgiu de um chamado popular. “Eu nunca tive essa pretensão de ser político”, explicou.

“Eu sou cirurgião e sempre atuei na minha área, mas a população viu em mim alguém que poderia fazer a mudança aqui na cidade. Então, aceitei essa missão porque saí da minha zona de conforto do meu trabalho para ajudar meu povo a ter uma qualidade de vida melhor.”

Plano de governo participativo

Galeguinho compartilhou a importância de construir um plano de governo baseado na participação popular. “Eu fiz algo diferente aqui que foi conversar com o povo nos interiores”, relatou.

Ele criou o “bate-papo com o Galeguinho”, onde ia até as comunidades ouvir as necessidades dos moradores. “Ninguém melhor do que quem mora no local para saber o que está necessitando”, disse ele.

“Nosso plano foi montado justamente baseado nas necessidades do povo. O povo ia para os eventos e dizia o que precisava em cada localidade”, destacou. Ele acredita que essa abordagem direta e participativa fortaleceu sua campanha e vai nortear sua gestão. “Com certeza, essa participação popular será mantida durante todo o percurso dos próximos quatro anos.”

Os desafios para o município

Ao assumir a prefeitura em janeiro, Galeguinho terá pela frente uma série de desafios. “Apesar de ser um município pequeno, tem situações que ainda precisam de uma atenção grande, como a rede de esgoto e a falta de água encanada em algumas localidades”, afirmou.

Ele citou a necessidade de melhorar a pavimentação nos povoados e reestruturar a saúde local, uma área que conhece bem como médico. “Imagine que um exame simples de sangue, um hemograma, demora de três a seis meses, ou até um ano, para ser feito”, lamentou.

Ele também falou sobre a importância de revisar o sistema de ensino. “Foi instituído o ensino integral aqui de uma forma aleatória, sem pensar nas consequências para os alunos”, observou. Galeguinho afirmou que pretende corrigir esses problemas e garantir uma educação de qualidade, adequada à realidade do município.

Leia mais: No Café PT, especialista do partido destaca a segurança das urnas eletrônicas

A superação do coronelismo

Galeguinho comentou sobre a luta contra o coronelismo, que ainda é presente em Nossa Senhora de Lourdes.

“Passamos muito por isso aqui nessa eleição, principalmente os menos favorecidos sendo coagidos, sendo ameaçados, sendo retirados benefícios e, se não votassem, era isso que ia ser durante os quatro anos”, relatou.

Mesmo assim, ele enfatizou que o povo resistiu. “O povo não se acovardou; enfrentou mesmo calado e mostrou que a força do povo é maior que qualquer outra força. É Deus e o povo quem decide o destino.”

Sobre o futuro, Galeguinho tem planos de reestruturar áreas essenciais do município e valorizar a participação da comunidade. “Vou manter o diálogo sempre com as comunidades para manter essa participação do povo ativa na política”, garantiu.

Ele deseja romper com a prática de uma política apenas de “quatro em quatro anos”. “A política é feita todos os dias”, reforçou. “O povo tem que estar incluído sim todos os dias na política.”

Parceria com o governo Lula

O novo prefeito de Nossa Senhora de Lourdes destacou a parceria com o governo Lula e os benefícios que isso pode trazer para o município. “Graças a Deus temos essa parceria do governo federal através do presidente”, comemorou. Ele também ressaltou o apoio de lideranças do PT, como o ministro Márcio Macedo e o senador Rogério Carvalho. “Tenho certeza que nos favorecerá muito essa união com o governo federal, que é da nossa sigla”, ressaltou.

Sobre sua visão para o futuro da cidade, Galeguinho afirmou que quer construir um município onde o povo se sinta cuidado e valorizado.

“Eu espero que daqui a quatro anos a gente possa olhar e se orgulhar do trabalho feito e o povo entender que a política é capaz de transformar a sociedade”, disse. Galeguinho enfatizou que o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos habitantes e, ao mesmo tempo, conscientizar sobre a importância da política no dia a dia.

Leia mais: O PT está vivo e se renova, por Camila Moreno

O compromisso com a população

Saulo Galeguinho finalizou a entrevista deixando uma mensagem de gratidão ao povo de Nossa Senhora de Lourdes. “A mensagem que eu deixo para o meu povo é que eu tenho muito orgulho de ser lourdense”, declarou.

Ele reafirmou o lema de sua campanha, “Coragem para mudar”, e prometeu trabalhar incansavelmente para transformar a cidade. “Esses próximos quatro anos vão ser de muito trabalho e muita dedicação para que a gente possa transformar nossa cidade”, afirmou.

Galeguinho também destacou que sua fé em Deus e na proteção de Arcanjo Miguel e Nossa Senhora de Lourdes será fundamental para sua jornada. “Deus está me guiando, como sempre guiou desde o começo”, concluiu. “Estamos aqui para fazer diferente. A mudança chegou.”

Leia mais:  Lula, em Natal: “Eleição da Natália é a volta por cima que a gente vai dar”

Da Redação