A agilidade com a qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) contestou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, menos de uma hora após ser confirmado na disputa, mais uma vez deixa claro que, quando se trata do petista, o Judiciário brasileiro atua sempre de maneira célere.
A constatação é do advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira que diz nunca ter visto a PGR ser tão rápida. “A gente não tinha visto a Procuradoria ser tão rápida até hoje, né? Mas o advogado nunca pode reclamar contra a celeridade do Judiciário”, declarou o jurista, em entrevista concedida em Brasília nesta quinta-feira (16).
Pereira indaga, ainda, que “se houvesse essa rapidez em todos os casos, o estoque de processos do Brasil estaria zerado”.
Antes mesmo de Lula ser confirmado como candidato, Pereira, em entrevista à TVT, já havia argumentado sobre a possibilidade de os adversários pedirem a impugnação e mostrou cautela sobre a atuação do Judiciário. “Eu seria ingênuo se dissesse que a candidatura do ex-presidente Lula é uma obviedade ou provável, isto não pode ser dito por quem acompanha na Justiça do Brasil o que vem sendo feito nos processos do ex-presidente”, reconheceu.
Da Redação da Agência PT com informações de O Estado de S. Paulo