O presidente Lula participou, na sexta-feira (18), de um grande comício em Diadema para fortalecer a campanha do prefeito José de Filippi Jr. (PT). Ele destacou a importância da reeleição do petista para o aprofundamento da parceria entre o governo federal e a prefeitura do município da região do ABC paulista.
“Muita gente pode aprender com a experiência de Diadema. O Filippi vai se reeleger e ensinar muita gente como gerir uma cidade. O povo de Diadema lembra o desmonte que estava a cidade quando ele assumiu”, afirmou Lula. “Dia 27 de outubro o povo de Diadema tem um compromisso. Escolher um prefeito é algo muito sério. Votem em alguém para cuidar da cidade, e em Diadema não tem ninguém melhor do que o Filippi. O povo de Diadema já votou muito em mim, por isso queria pedir de presente o Filippi reeleito”.
Acompanharam Lula no evento a primeira-dama Janja, os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), o secretário nacional de Comunicação do PT, deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), além de outros parlamentares.
Leia mais: Lula, em Natal: “Eleição da Natália é a volta por cima que a gente vai dar”
Lula elogiou o candidato, enfatizando que “quase tudo que tem nessa cidade foi feito pelo Partido dos Trabalhadores”. “Vocês sofreram na pele o que foram os 8 anos sem o Filippi e sem o PT governando essa cidade”, afirmou.
Ao falar sobre a importância da parceria entre seu governo e a prefeitura, o presidente anunciou que será construído um Instituto Federal em Diadema. “Porque a gente tem que garantir que as nossas crianças estudem, que eles adquiram a oportunidade de fazer o Ensino Superior. E o Instituto Federal aqui em Diadema, que vai ter ainda no meu mandato, para a gente formar as meninas e os meninos, porque eles precisam de uma profissão”, afirmou. “Ninguém gosta de ser pobre, ninguém gosta de ganhar mal, mas agora eu, que não tenho diploma, sou o presidente que mais fez universidade nesse país”, declarou.
Indendência das mulheres
Lula ainda discursou sobre a necessidade de formação superior para mulheres, a fim de evitar que elas dependam de seus maridos. “Uma mulher formada profissionalmente não vai ficar dependente. Para ela poder andar de cabeça erguida”, comentou sob aplausos. O presidente também falou sobre o programa Pé-de-Meia em São Paulo e disse que na cidade 531 jovens estão aptos a receber o auxílio.
Lula também comentou sobre o programa de crédito Acredita, voltado aos pequenos negócios. Na sexta-feira (18), o presidente expandiu o programa do Ministério da Fazenda para beneficiar os pequenos empresários interessados em exportar podutos. “Vai ser o maior programa de crédito da história desse país”, disse sobre o Acredita, que vai injetar R$ 50 bilhões na economia nos próximos anos.
“Desde quem vende cachorro-quente numa carroça a quem tem borracharia, vai conseguir, através dos bancos, poder tomar crédito emprestado para que possa fazer o negócio crescer, e é assim que vamos fazer”, enfatizou.
Novo hospital
O prefeito José de Filippi Jr. agradeceu o apoio de Lula e também deu um exemplo da importância da continuidade da parceria com o governo federal.
“Um orgulho receber o apoio do presidente Lula em Diadema. Juntos vamos construir o novo Hospital Municipal que nosso povo tanto merece. Dia 27 de outubro, vote com o coração. Vote 13!”, enfatizou.
Também na sexta-feira, Lula participou de um grande comício em Mauá (SP), ao lado do prefeito Marcelo Oliveira (PT), quando conclamou a população do município a fazer uma grande mobilização para reeleger um gestor “capaz de cuidar do povo”.
Veja a seguir galeria de fotos do comício com Lula em Diadema:
Leia mais: Em Camaçari, Lula fortalece campanha do PT para Caetano voltar à prefeitura
Da Redação