Construído em uma área de 189 metros quadrados, a arena Corinthians custou R$ 820 milhões. Parte dos recursos foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O restante será financiado por meio de isenções fiscais concedidas pela Prefeitura de São Paulo, por meio do Certificado de Incentivo de Desenvolvimento (CID).
Na obra, iniciada em 30 de maio de 2011, foram utilizados 2,3 mil trabalhadores, muitas vezes revezando em turnos. Na abertura da Copa do Mundo, a arena contará com 48. 234 lugares, além de 20 mil assentos provisórios, que ficarão no estádio por mais 18 meses.
Além da geração de empregos na obra, a arena proporcionou o desenvolvimento da Zona Leste de São Paulo, onde está o bairro de Itaquera e uma das regiões mais populosas da capital paulista.
Com a construção do estádio, também foram abertas novas avenidas, possibilitando melhor acesso ao local. Também foram realizados investimentos no metro e, durante os jogos, haverá uma ligação, por meio de um trem expresso, entre as estações Luz (no centro da cidade) e a Corinthians-Itaquera, onde está o estádio.
Hoje, o bairro já tem uma escola técnica e uma faculdade. Há também a previsão de construção de uma unidade do Senai, além de outros benefícios, como quartéis da Polícia Militar, entre outros.
Com o movimento na região, o terminal rodoviário urbano de Itaquera cresceu mais de 40% nos últimos anos. Atualmente, existem pelo menos 60 linhas de ônibus que passam nas proximidades da Arena Corinthians, que fica a 19 quilômetros do centro de São Paulo e a 21 quilômetros do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
Como acontece em outros países, o Itaquerão pode passar a ter outra identificação no futuro, já que existem negociações com empresas para adotar o naming rithts, que é a denominação de direito de nome em inglês. Com isso, o detentor pode usufruir do direito por vários anos, dependendo da vontade do clube.
O estádio está a 777 metros do nível do mar, um número que tem uma explicação. O Corinthians, que é o proprietário da arena, não ganhava títulos há mais de 20 anos, antes de 1977, quando foi campeão paulista. Além disso, o clube está localizado na rua São Jorge, 777. As coincidências fizeram com que o arquiteto Aníbal Coutinho, projetasse o estádio com essa metragem, uma forma de homenagear o timão.
Outros jogos – Além do Brasil e Croácia, outras seis partidas serão realizadas na Arena Corinthians. São elas:
Uruguai X Inglaterra – 19/06
Países Baixos Países Baixos X Chile – 23/06
Coreia do Sul X Bélgica – 26/06
1º Grupo F X 2º do Grupo E – pelas oitavas de final – 01/07
Vencedor do jogo 59 X Vencedor do jogo 60 – pelas Semifinais – 09/ 07
Por Edson Luiz, da Agência PT de Notícias