O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, disse nesta quarta-feira (19) que o prazo da obra de transposição do Rio São Francisco está dentro de um “parâmetro mundial de execução”. A presidenta Dilma Rousseff inaugura nesta sexta-feira (21) a primeira estação de bombeamento do eixo norte da transposição.
Occhi anunciou que o empreendimento tem previsão de entrega até o fim de 2016 ou começo de 2017.
“Entendemos que o andamento da obra está dentro da capacidade de execução. Não é a colocação de mais recursos que vai fazer a obra ser antecipada. A execução física não é capaz de fazer mais do que está sendo feito”, declarou.
A obra de transposição do rio foi iniciada em 2007 e tinha prazo original de entrega em 2012. Segundo Occhi, as mudanças no cronograma se devem à troca de empresas que foram deixando a obra ao longo dos anos de execução.
Segundo o ministro, neste ano, a execução da obra está avançando 1,2% por mês. “Nossa expectativa é que, mantido esse ritmo, a obra da estação possa terminar em dezembro de 2016 ou no início de 2017”. Até 31 de julho, 77,8% da obra da transposição estava concluída”, afirmou.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da “Agência Brasil”