A Companha de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) já iniciou as obras dos sistemas de abastecimento de água de comunidades rurais do sertão de Pernambuco. Mais de 11 mil famílias de Cabrobó, Itacuruba, Petrolândia, Tacaratu e Jatobá deverão ser beneficiadas com a construção.
Cerca de R$ 11 milhões do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), repassados pelo Ministério da Integração Nacional, serão investidos no projeto.
De acordo com o gerente regional de revitalização de bacias da Codevasf, Elijalma Beserra, serão construídos sete sistemas, com seis captações flutuantes, 21 mil metros de adutora, uma estação de tratamento convencional e quatro compactas.
Além disso, a obra prevê 37 mil metros de adutora de água tratada, oito reservatórios em concreto armado e cinco metálicos, com capacidade para receber 1,2 mil metros cúbicos de água.
“Esta é uma das principais obras na área de infraestrutura hídrica que a Codevasf vem executando em sua área de atuação em Pernambuco. Uma ação de grande importância para as comunidades beneficiadas”, disse o gerente regional.
Ainda segundo Beserra, estão previstas sete estações elevatórias de água tratada, mais de 102 mil metros de redes de distribuição e 1,9 mil ligações domiciliares.
O primeiro município a ter o sistema pronto será Jatobá, na comunidade de Santa Rita, onde cerca de 360 famílias serão beneficiadas.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil