Partido dos Trabalhadores

Onda de apoios políticos leva Caetano em direção à vitória em Camaçari

O mais influente apoiador, o presidente Lula, ligou para o candidato do PT e disse que estará em sua posse como prefeito da importante cidade baiana, um respaldo que se soma a outros vários de uma ampla aliança política

Divulgação/Facebook

O clima é de grande mobilização e otimismo na campanha de Caetano

Luiz Caetano (PT) segue fazendo uma campanha cheia de energia e apoio crescente em Camaçari (BA). Com a Caravana da Mudança, que reúne centenas de pessoas, o ex-prefeito tem percorrido as ruas e bairros da cidade, abrindo espaço para os moradores usarem o microfone e compartilharem as preocupações que os afetam em áreas da saúde, educação, transporte público, entre outros. Ele também tem recebido apoios de diversas siglas. E foi nesse clima de confiança que só aumenta, que Luiz Caetano recebeu uma ligação do presidente Lula na segunda-feira (21), durante a qual Lula confirmou sua presença na na posse de Caetano como prefeito de Camaçari.

Lula participou na última semana de um comício histórico ao lado de Caetano, no centro de Camaçari. Na ligação, o presidente disse ter ficado muito “animado” com o comício no município – mais de 50 mil pessoas estiveram presentes. “Saí da Bahia muito feliz, muito entusiasmado”, disse Lula.

Leia maisEm live, Lula conclama militância a ir às ruas para eleger Boulos

Lula também afirmou que está “entusiasmado” com a escolha da Pastora Déa (PSB) como vice na chapa que disputa a Prefeitura. “Vamos trabalhar e rezar para você ser o próximo prefeito de Camaçari”, acrescentou o presidente.

O entusiasmo em torno da campanha de Luís Caetano é evidente na adesão de novas lideranças políticas que estão se unindo a ele neste segundo turno.

Na segunda-feira (21), o vereador Dilson Magalhães (PP) reuniu centenas de apoiadores e lideranças políticas no Espaço do Magá, em Camaçari de Dentro, para expressar seu apoio a Luiz Caetano. Durante o evento, Dilson destacou que sua decisão de apoiar o candidato petista se baseia em uma proposta que visa o avanço de Camaçari. Ele enfatizou ainda a importância de se aliar a um projeto que prioriza o futuro da cidade, encorajando também a população a fazer essa escolha consciente.

A presença maciça de eleitores do vereador evidenciou a confiança que têm não somente na decisão de Dilson, mas, sobretudo, no projeto de mudança que a candidatura de Luiz Caetano representa.

Ainda na segunda-feira (21), os presidentes do PT da Região Metropolitana de Salvador se reuniram na sede do partido na Bahia para delinear estratégias que visam fortalecer a campanha de Luiz Caetano e da Pastora Déa. Durante o encontro, os dirigentes petistas se comprometeram a intensificar as mobilizações tanto nas ruas quanto nas redes sociais, com o suporte da militância, além de reforçar o diálogo com a população. Eles definiram que a mobilização da militância e a participação em atos de campanha são prioridades para a semana, refletindo um compromisso coletivo em torno do projeto do PT para a cidade.

A presidente do PT de São Francisco do Conde, Vanessa Dantas, destacou que os dirigentes já estão dialogando com eleitores que têm vínculos com Camaçari, buscando ampliar o apoio ao candidato.

O vice-presidente do PT da Bahia, Glauco Chalegre, enfatizou que a eleição em Camaçari é uma pauta não apenas local, mas que envolve toda a Região Metropolitana e aqueles que acreditam na democracia como um meio de fortalecer a sociedade.

Para Caetano, vencedor no primeiro turno, com 77.926 votos, a crescente manifestação de apoio espontâneo da população reflete o fortalecimento dessa aliança política, que entra na reta final com grande expectativa de vitória no próximo domingo (27).

Coleção de prêmios nacionais e internacionais por boa gestão

Luiz Caetano tem uma bagagem de experiências bem-sucedidas como gestor público. Ex-secretário de dois governos estaduais, deputado federal, deputado estadual e vereador, ele tem na sua trajetória a marca de melhor prefeito da história de Camaçari. Em 2012, último ano de sua gestão na Prefeitura, o possuía cerca de 80% de aprovação popular e uma gama de prêmios acumulados nas mais diversas áreas.

Um dos projetos de Caetano com maior impacto na vida das pessoas foi a Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro, inaugurada em 2007, um dos maiores complexos de educação, cultura e arte do Brasil. Já no primeiro ano de funcionamento o equipamento foi premiado com o Prêmio Top Social, obtendo destaque dentre mais de 200 iniciativas semelhantes.

Frequentando a Cidade do Saber, muitos alunos encontraram uma carreira. Com investimento de mais de R$ 20 milhões durante a fase de construção, o equipamento possuía média de 10 mil matrículas anuais até 2012 e reunia 28 salas de formação, de dança, artes marciais, capoeira, artes plásticas e música, entre outras.

No exterior, em 2008 o gestor petista foi um dos escolhidos pelo prêmio Integracion Latino-Americano, por introduzir programas nas áreas de inclusão social, arte, esporte, capacitação e cidadania.

Caetano também foi responsável por introduzir o ensino de robótica na rede municipal. Em 2009, o ex-prefeito foi o ganhador do Prêmio de Inovação em Educação Tecnológica, entregue em Billund, na Dinamarca.

Já o Prêmio Ágape, também em 2009, foi concedido pela Associação Cultural Bartolomeo Colleoni, de Milão (ITA), pelo trabalho nas áreas social e cultural. Em 2008, o projeto Mulher Cidadã rendeu a Camaçari o Prêmio de Práticas Inovadoras na Gestão do

Programa Bolsa Família.

Essa vasta experiência e o reconhecimento de organismos, inclusive internacionais, destacam o compromisso de Luiz Caetano com o desenvolvimento de Camaçari. Sua trajetória comprova a importância de elegê-lo novamente como prefeito, para que ele retome a promoção de mudanças significativas na cidade, garantindo um futuro melhor para todos os moradores e moradoras.

Leia mais: Em Porto Alegre, Gleisi e Maria do Rosário participam da caminhada do Mutirão da Vitória

Da Redação