O Brasil será o principal exportador de alimentos do mundo na próxima década. A previsão é da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em relatório divulgado na quarta-feira (15).
O documento “Perspectivas Agrícolas 2015-2024” afirma que a agricultura familiar será uma das principais ferramentas do País para garantir o crescimento da produção de alimentos com sustentabilidade.
“A agricultura familiar cumpre um papel fundamental na segurança alimentar e nutricional do nosso país”, apontou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, na quarta-feira, ao comentar o relatório.
“O arroz, o feijão, as carnes, as frutas e as verduras que vão para as mesas dos brasileiros têm muito a ver com a agricultura familiar”, disse.
Para o ministro, o Brasil deve consolidar seu papel produtivo no mercado externo e interno nos próximos dez anos.
“Queremos investir na agregação de valor dos produtos, por meio das nossas agroindústrias; no cooperativismo, que é um importante instrumento de desenvolvimento dos produtores familiares e na comercialização”.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil