Desde o acolhimento do pedido de impeachment pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no início de dezembro, a presidenta Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores têm recebido manifestações de apoio e de solidariedade de organizações partidárias e movimentos de todos os continentes.
Partidos e organizações da América do Sul, Caribe, África e Europa enviaram mensagens e comunicados em que apoiam e reafirmam a legitimidade do governo da presidenta Dilma e repudiam a tentativa de golpe comandada pelo presidente da Câmara e pela oposição.
A mais recente manifestação do exterior veio do Parti de Gauche, da França, que enviou uma carta em solidariedade e apoio à presidenta Dilma Rousseff.
“Apoiamos a Sra. Dilma Rousseff na sua denúncia da ‘inconsistência e inadmissibilidade’ das razões que fundamentam esse pedido de impeachment. Permanecemos convictos de seu compromisso para o respeito da democracia brasileira e lembramos que o povo brasileiro reiterou sua confiança em Dilma Rousseff um pouco mais de um ano atrás”, diz um trecho do documento enviado pelo partido francês.
Confira aqui a íntegra.
A Frente Guasu, do Paraguai, também divulgou nota de solidariedade e apoio à presidenta Dilma.
Veja o documento, na íntegra.
O Partido de la Revolución Democrática, do México, também emitiu nota em apoio à presidenta. Veja aqui e aqui.
O apoio veio também, por meio de nota, do Partido Comunista da África do Sul. Confira o documento na íntegra.
O Movimento para Justiça Social, de Trinidad e Tobago, emitiu documento em apoio à Dilma e ao PT. Confira.
A Frente Ampla do Uruguai foi uma das primeiras organizações a solidarizar com a presidenta Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores.
Veja a nota, na íntegra.
Da Redação da Agência PT de Notícias