O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira (8) uma camiseta em defesa da liberdade de Lula. A entrega aconteceu em Roma, capital da Itália. O pontífice, que já deu várias manifestações contrárias à prisão política do ex-presidente, tem se manifestado com frequência sobre o uso da Justiça como instrumento de perseguição política em várias partes do mundo.
Em maio deste ano, o Pontífice escreveu carta a Lula em que diz orar por ele e pede que o ex-presidente não deixe de rezar por ele. No texto, Francisco também lamenta “as duras provas que o senhor viveu ultimamente” e cita a morte de dona Marisa, do irmão de Lula, Genival Inácio, e do neto dele, Arthur.
Em junho, o papa fez uma declaração condenando o lawfare no Judiciário, descrito por ele como “uma nova forma de intervenção exógena nos cenários políticos dos países através do uso indevido de procedimentos legais e tipificações judiciais”.
“O lawfare, ademais de colocar em sério risco a democracia dos países, geralmente é usado para minar os processos políticos emergentes, e tendem a violação sistemática dos direitos sociais”, disse Francisco durante encontro com juristas e membros do Judiciário da América Latina e dos Estados Unidos.
Por Opera Mundi