Com dezenas de milhares de compartilhamentos, o vídeo de um vigilante desenterrando alimentos do quintal de uma escola municipal está sendo usado para atacar Fátima Bezerra, o PT e o governo do estado do Rio Grande do Norte. A fake news afirma que o governo petista estaria ordenando que os alimentos recebidos do governo federal fossem enterrados para que o povo nordestino se voltasse contra Bolsonaro.
Trata-se de uma mentira. O vídeo registra o caso de uma escola municipal de Natal, portanto, sem ligação com o governo do estado nem com o PT, já que o prefeito do município é Álvaro Dias (PSDB). A própria prefeitura divulgou nota no último dia 14 dizendo que estava investigando o caso.
A merenda escolar foi adquirida pela Secretaria Municipal de Educação de Natal, com verba municipal e não do governo federal.
Em outra versão da notícia falsa, a mensagem diz que o governo estaria enterrando cestas básicas enviadas por Bolsonaro, o que também é mentira.
Boatos.org, Estadão e E-farsas desmentiram as desinformações.
Vale lembrar que, recentemente, Fátima Bezerra já havia sido atacada por outra fake news, que afirmava que o governo do Rio Grande do Norte enviara caixas de areia no lugar de álcool em gel para as Secretarias de Saúde