O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, nesta terça-feira (11), a necessidade do PT fortalecer os movimentos populares para promover uma renovação partidária e buscar outras legendas para formar uma nova frente que seja capaz de restabelecer a democracia. Para Lula, o PT precisa tornar ainda mais claro seu programa partidário e construir um novo tipo de discurso que facilite o diálogo com os diferentes setores da sociedade.
“Precisamos mudar, tentar dialogar mais com os movimentos. Aqui em São Paulo temos por volta de 20% dos votos […] O papel do PT é tentar desconstruir a quantidade de partidos que é contra nós. É preciso que a gente consiga construir um outro tipo de discurso que dialogue com outro segmento da sociedade”, disse.
Ele participou de plenária com movimentos populares, parlamentares e lideranças petistas no Sindicato dos Químicos, em São Paulo, em evento em apoio ao nome de Luiz Marinho para presidência do PT estadual.
“Precisamos construir um partido mais combativo que não esqueça as relações com o movimento social, que defina claramente um programa. Só ganha uma eleição se tiver mais de 50% de votos. Então, se quisermos fazer a revolução, precisamos disputar uma eleição”, afirmou Lula, que citou como exemplo a aliança com José Alencar, quando conquistou a Presidência da República.
Lula também conclamou a militância a participar da greve geral, no dia 28 de abril, pelo restabelecimento da democracia.
“Se existe um momento na história desse partido em que a classe trabalhadora tem que criar coragem e dizer: ‘quem manda nesse País são os que produzem a riqueza desse País’, o momento é agora. Pelo restabelecimento da democracia. É uma questão de honra para a classe trabalhadora, porque haverá um dia que vamos ter de novo um presidente que defina que educação não é gasto, é investimento”, declarou.
Novo programa do PT
Lula assistiu junto com a plateia à transmissão do novo programa do PT que foi ao ar na noite desta terça-feira em rede nacional de televisão e também no rádio.
“Vocês viram que o programa foi conduzido, não por um artista famosa da Globo, uma menina estudante jornalismo do Prouni. Antigamente a gente trazia logo um pop star da Globo, hoje nós trouxemos uma pop star da juventude brasileira. Não tem mais aquela pompa que mais parecia um filme”, declarou.
Assista ao programa do PT:
Por Ana Flávia Gussen, da Agência PT de Notícias