A cerimônia da 17ª edição do Prêmio Congresso em Foco, realizada na noite dessa quinta-feira (29/8), em Brasília, foi uma celebração dos bons exemplos de atuação legislativa e da participação popular na política brasileira. Treze parlamentares da Bancada do PT na Câmara brilharam e estão entre os destaques da política brasileira e defensores incansáveis da democracia. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) foi escolhida pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional como a melhor do ano. Os senadores do PT também estão entre os mais votados. O senador Fabiano Contarato (ES) é novamente eleito pelo público como o melhor do País.
Para a deputada, esse momento é ímpar no sentido de que foi uma escolha dos jornalistas. “Isso significa dizer que acompanham nosso trabalho no dia-a-dia na Casa. É sempre muito difícil colocar isso para fora da Câmara, porque as pessoas não acompanham o dia-a-dia. Que a gente possa cada vez mais dar a nossa contribuição em defesa da democracia”, afirmou.
Benedita da Silva também foi premiada entre os cinco melhores do Sudeste, as cinco melhores parlamentares no Júri Popular e recebeu Menção Honrosa na categoria voto do júri.
Centro-Oeste
Pela segunda vez consecutiva, a deputada Erika Kokay (PT-DF) foi escolhida pelo público como a melhor representante do Centro-Oeste na Câmara. “Recebi com grande honra e alegria o prêmio de melhor parlamentar do Centro-Oeste. Também fiquei em 15º lugar geral na categoria de parlamentares mais bem avaliados da Câmara Federal, ambos conquistados por meio do voto popular. Além disso, fomos reconhecidos pelo júri especializado como um dos melhores mandatos da Câmara. Essas conquistas refletem nosso compromisso e esforço contínuos. Meu agradecimento sincero aos votos que nos foram confiados nas urnas e no Prêmio Congresso em Foco”.
A deputada Camila Jara (PT-MS) foi eleita a melhor parlamentar do Mato Grosso do Sul e a segunda melhor do Centro-Oeste. Ela comemorou a conquista e dedicou o prêmio aos seus eleitores. “Ser premiada pela nossa luta é algo que nunca se torna comum, e confirma: a gente pode construir uma política diferente. Nós sonhamos com um Brasil mais justo, mais igual, e é com essa força coletiva que estamos reconstruindo nosso país. Esse prêmio é de vocês, que confiaram no nosso projeto e que me dão a força para seguir em frente. Seguimos firmes, com a certeza de que podemos ainda mais”, escreveu em suas redes sociais.
O deputado Rubens Otoni (PT-GO) também se destacou pela sua atuação sendo escolhido como o quarto melhor deputado da Região.
A deputada Natália Bonavides (PT-RN) foi escolhida como a melhor deputada do Rio Grande do Norte e a terceira do Nordeste no Prêmio Congresso em Foco de 2024. “Muito obrigada a cada uma e a cada um que tirou um tempinho para fazer a avaliação e votar no nosso mandato. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo e nos dá ainda mais energia para seguir lutando em defesa dos direitos do povo trabalhador e das coisas mais belas”, agradeceu.
Norte
O deputado Airton Faleiro (PT-PA) e a deputada Dilvanda Faro (PT-PA) se destacaram entre os cinco melhores parlamentares do Norte. “Ser a única mulher entre os parlamentares destaques do Norte é uma enorme honra, mas uma grande responsabilidade também, pois mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer em busca da igualdade de gênero no Congresso Nacional”, apontou Dilvanda.
Para Airton Faleiro o reconhecimento reflete o compromisso que o mandato tem o desenvolvimento do Pará e com a defesa dos direitos da população. “ Agradeço a todos que acreditam e caminham ao nosso lado nessa jornada”.
Sul
No Sul, o PT teve três representantes entre os melhores, as deputadas Maria do Rosário (PT-RS) e Carol Dartora (PT-PR) e o deputado Bohn Gass (PT-RS). Rosário comemorou o prestígio em ser reconhecida como uma das melhores deputadas do Brasil e do Rio Grande do Sul. “Esse reconhecimento é fruto do trabalho e da luta que realizamos juntos todos os dias”.
Estando em seu primeiro mandato como deputada federal, Carol Dartora se disse “realizada” e dedicou a conquista aos seus eleitores que “confiam e acreditam no meu trabalho e na potência dessa construção política pelas mãos de uma mulher negra”. Para Bohn Gass o prêmio Congresso em Foco significa estar do “lado da boa política”.
Também foram agraciados entre os 25 melhores parlamentares escolhidos pelo voto popular: Dandara (PT-MG), Jack Rocha (PT-ES) e Rogério Correia (PT-MG). As deputadas Benedita da Silva, Carol Dartora, Erika Kokay e Maria do Rosário também foram agraciadas nesta categoria.
Senadores também brilham
O PT no Senado dominou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Congresso em Foco. Na categoria “Melhor Senador do País”, o público elegeu todos os senadores e senadoras do partido entre os 15 vencedores, e consagrou Fabiano Contarato (ES) como o grande vencedor – assim como ocorreu na edição de 2023.
Além de Contarato em primeiro lugar, na sequência aparecem mais cinco petistas: Humberto Costa (PE), em segundo; Randolfe Rodrigues (AP), em terceiro; Paulo Paim (RS); em quarto; Teresa Leitão (PE); em quinto; e Augusta Brito (CE), em sexto.
A lista ainda é completada por Jaques Wagner (BA), em oitavo; Janaína Farias (CE) – que assumiu o mandato de senadora por quatro meses, neste ano –, em nono; Rogério Carvalho (SE), em 11º; e Beto Faro (PA), em 13º.
Leia mais: PT é o partido com mais premiações na história do Prêmio Congresso em Foco
Fabiano Contarato dedicou o prêmio à família, ao padre Júlio Lancelotti – que atua com e luta a favor das populações marginalizadas – e a todos que não têm vez e voz no país.
“Eu sei muito bem o lado que eu escolhi. Eu sei que, se você está do lado dos rejeitados, você vai ser rejeitado; dos excluídos, você vai ser excluído. Mas eu escolhi esse lado, e não quero mudar de lado. Tenho muito orgulho da população brasileira. Eu sonho com o dia em que o Congresso Nacional efetivamente represente a população brasileira. Porque ainda estamos longe de ter uma representatividade (adequada) da população pobre, preta, parda, indígena, quilombola, LGBTQIA+, das mulheres”, pontua o parlamentar.
Ao agradecer pela segunda colocação, Humberto Costa declarou que prêmio é um estímulo à atividade parlamentar, especialmente quando o debate de projetos importantes para a sociedade vem perdendo força. “O Congresso Nacional vem se preocupando quase que exclusivamente com emendas parlamentares. Na maior parte das vezes, sem a transparência necessária que elas precisam ter. E isso aqui é algo importante para que nós possamos fazer a política que nos cabe constitucionalmente”, disse o senador.
Jornalistas e júri
O Partido dos Trabalhadores ainda se destacou na votação dos melhores senadores e senadoras realizada por um grupo de 25 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, além de júri especializado.
Entre os jornalistas, na categoria “Melhores Senadores” do país, Fabiano Contarato e Randolfe Rodrigues foram escolhidos entre os vencedores – Paulo Paim esteve ainda entre os selecionados. Além deles, a senadora Eliziane Gama (PSD-AM) também ganhou na categoria.
Randolfe, laureado pela 45ª vez e recordista do Prêmio Congresso em Foco, dedicou o prêmio ao Brasil, “que voltou a sair da extrema pobreza”. “Ao Brasil que, a despeito do que dizia o mercado, pelo segundo ano consecutivo, vai crescer a quase 3%”, disse.
“Dedico esse prêmio sobretudo ao povo brasileiro, inventivo, transformador, alegre, misturado. Dedico, por fim, ao meu Amapá, e, sobretudo, aos povos originários que, muito antes dos europeus, ocuparam a margem esquerda daquele grande rio”, complementa.
Já na escolha do júri, na categoria “Clima e Sustentabilidade”, Fabiano Contarato foi selecionado entre os melhores.
Melhores por região
A população ainda votou nos melhores senadores e senadoras em cada região do país. Novamente, o PT no Senado dominou, emplacando vitórias no Norte, no Nordeste, no Sudeste e no Sul.
Randolfe Rodrigues foi o escolhido pelo público como o melhor da região Norte, em uma categoria que também teve o líder do PT no Senado, Beto Faro, entre os vencedores.
Na região Nordeste, só deu PT: além do vencedor, Humberto Costa, os demais escolhidos pelo público foram Augusta Brito, Jaques Wagner, Teresa Leitão e Janaína Farias.
Já nas regiões Sudeste e Sul, os ganhadores foram Fabiano Contarato e Paulo Paim, respectivamente.
Premiação
Foi a 17ª edição do Prêmio Congresso em Foco, que elege os melhores da Câmara e no Senado. Neste ano, foram incluídas ainda as categorias especiais “Clima e Sustentabilidade”, “Apoio à Indústria” e “Cidades Inteligentes”.
Todos os parlamentares puderam concorrer ao prêmio, desde que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito. Aqueles que faltaram a duas ou mais edições anteriores também foram excluídos.
De acordo com o Congresso em Foco, os mais de 900 mil votos do público foram validados após auditagem interna e externa – esta última sob responsabilidade da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Os processos garantem a segurança da votação.
No ano passado, a sigla também encabeçou a escolha feita pelo público. Contarato foi escolhido como melhor senador do país pela primeira vez, enquanto Humberto terminou em terceiro e Paim, em quarto. Em segundo lugar, ficou Randolfe Rodrigues, que recentemente retornou ao Partido dos Trabalhadores. Assim como em 2024, todos os demais senadores e senadoras estiveram entre os 15 primeiros colocados.
Leia mais: PT no Senado domina Prêmio Congresso em Foco 2023; Contarato é eleito melhor senador do país
Do PT na Câmara e do PT no Senado