Deputados do Bloco Minas Melhor, formado pelos partidos PT, PMDB, PCdoB, PROS, PR e PRB e representantes dos partidos da Frente Brasil Popular, em Minas Gerais, lançaram, na última quinta-feira (17), o manifesto “Minas Contra o Golpe”.
No documento, eles a normalidade republicana no País, destacam o zelo do grupo pela ordem democrática e declaram apoio à manutenção do mandato da presidenta Dilma Rousseff.
Em pronunciamento no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o deputado Rogério Correia (PT) conclamou o povo mineiro para se unir em torno do manifesto.
“Estamos assistindo, estarrecidos, o que acontece no Congresso Nacional. Pedem um impeachment sem nenhuma base constitucional, sem nada terem a falar da presidenta, que é uma mulher honrada, que está combatendo a corrupção. E se unem a corruptos para manter um estado de corrupção no Brasil e frear a presidenta Dilma. E o fazem sem levar em consideração a vontade soberana do povo, que é o voto”, declarou o deputado.
O grupo reforça a legitimidade do mandato de Dilma, conquistado nas urnas, até 2018. De acordo com os representantes do bloco, os movimentos da oposição fragilizam a ordem constitucional, colocam sob risco as instituições, ameaçam as liberdades democráticas e fazem retroceder as conquistas contra o autoritarismo.
O manifesto ainda denunciou tanto setores golpistas dos partidos de oposição, inconformados com o resultado das urnas, quanto a mídia, distante dos critérios de imparcialidade e objetividade. De acordo com o texto, o objetivo dos golpistas é deteriorar o ambiente político, dificultar a aprovação de medidas e, também, favorecer o clima de insegurança e intolerância entre os brasileiros.
De acordo com o grupo, Dilma contribuiu decididamente para a edução da pobreza e das desigualdades, assegurou integral respeito às liberdades democráticas e garantiu livre espaço para o trabalho de combate à corrupção.
Assinam o manifesto os deputados Rogério Correia e Durval Ângelo, do PT, Vanderlei Miranda (PMDB), Adalclever Lopes (PMDB), Rosângela Reis (PROS), Gilberto Abramo (PRB), o vice-governador e presidente do PMDB-MG, Antônio Andrade, o presidente do PCdoB, Wadson Ribeiro, a presidenta do PT-MG, Cida de Jesus, e o secretário-geral do PDMB, Sávio Souza Cruz.
Leia a íntegra do manifesto.
Da Redação da Agência PT de Notícias