A procuradoria-geral da República (PGR) recebeu nessa quinta-feira (10) o terceiro pedido para afastar o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara. O novo requerimento foi apresentado pelo deputado Alessandro Molon (RJ), atual líder da Rede na Casa. Dois pedidos semelhantes foram apresentados recentemente por outros partidos.
A intenção é que o procurador-geral Rodrigo Janot solicite o afastamento de Cunha da função ao Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto tramitar no Conselho de Ética processo que apura se ele cometeu quebra de decoro parlamentar.
A solicitação se apoia na denúncia de que o peemedebista estaria se utilizando do cargo para prejudicar o andamento do processo.
No pedido, o partido denuncia diversas manobras de Cunha para inviabilizar os trabalhos do Conselho de Ética, como início da ordem do dia em plenário fora do horário usual, supostamente para forçar o encerramento das reuniões do conselho; troca do relator; imposição de dificuldade para reservar sala para as reuniões; e acolhimento de pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff como suposta forma de retaliar o PT pelo apoio à continuidade do processo de Cunha.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal “G1“