O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, reuniu-se na terça-feira (16) com o Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores, na Câmara dos Deputados, para debater políticas voltadas à agricultura familiar e à reforma agrária no Brasil.
Ao apresentar um balanço das ações da pasta no último ano, Patrus destacou o avanço dos programas de assistência técnica, comercialização e produção de alimentos saudáveis.
O ministro reforçou também a disponibilizade da pasta em dialogar com o poder público e os movimentos sociais para dar continuidade e aperfeiçoar as políticas públicas para o meio rural.
Para o deputado João Daniel (PT-BA), presente no encontro, o assentamento das famílias atualmente acampadas é tão importante quanto os decretos de desapropriação, sejam de áreas quilombolas ou de acampamentos, os quais cobrou celeridade.
O petista levantou também a questão grave do uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil e a importância de uma política firme e forte no sentido de um novo modelo de desenvolvimento e da produção de alimentos saudáveis.
João Daniel ainda discorreu sobre a necessidade de uma política de comercialização e criação de mercados para a agricultura familiar e áreas de reforma agrária.
“Levamos ao ministro Patrus Ananias a nossa demanda de importância da condução de um programa de agroindústrias do Incra e MDA para a agricultura familiar e assentamentos”, disse.
Também participaram da reunião a deputada Erika Kokay (PT-DF) e os deputados Adelmo Leão (PT-MG),Bohn Gass (PT-RS), Odorico Monteiro (PT-CE), Nilto Tatto (PT-SP), Paulão (PT-AL), Pedro Uczai (PT-SC), Valmir Assunção (PT-BA) e Zé Geraldo (PT-PA).
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da assessoria parlamentar e do MDA