Partido dos Trabalhadores

PEDEX permite ampliar presença e organização do PT em todo País

Para a Secretária Nacional de Organização do PT, Gleide Andrade, a organização em diretórios municipais é um dos maiores legados da democracia do PT

Divulgação/PT Plano Piloto/DF

A militância luta e participa muitas vezes apesar da direção

Organizar o PT em todo o Brasil, ampliar a inserção do partido na sociedade e preparar a legenda para as eleições de 2018. Esses são os principais objetivos do Processo Extraordinário de Eleições Diretas (PEDEX) do PT, a ser realizado em 3 de dezembro em todos os municípios que não renovaram suas direções no último PED e que estão sob a condição de comissão provisória.

Na próxima sexta-feira (10), encerra o prazo para inscrição de Chapas e Candidaturas para o PEDEX. Os formulários podem ser acessados neste link https://goo.gl/19Gw3p.

“O PT é um partido nacional e desde a sua origem sempre foi um partido de diretório. Esse é o maior legado da democracia do PT”, explica a Secretária Nacional de Organização do PT, Gleide Andrade.

Com diretório, é possível organizar melhor o partido, com as secretarias e o cumprimento das cotas e da paridade entre homens e mulheres na direção partidária.

Gleide destaca que, para um partido ser vivo e existir, ele não pode ser provisório. E neste momento de ataque à democracia, é fundamental a organização partidária permanente em cada canto do País.

“A importância do PEDEX é fazer com que em cada município do Brasil, de norte a sul, o PT esteja organizado para enfrentar o golpe, para preparar as eleições do ano que vem. Cada um desses diretórios será um comitê de resistência ao golpe e um comitê de campanha para o presidente Lula, para os nossos candidatos locais”, acrescenta.

Secretário de Comunicação Carlos Arabe e Secretária de Organização Gleide Andrade

Para Gleide, os diretórios municipais também são fundamentais para organizar a relação do PT com a sociedade.

“É através dos diretórios municipais que o PT dialoga com a sociedade, que dialoga com os movimentos sociais. O diretório municipal é a casa do PT naquele município e tem que ser uma casa aberta para todos que querem, de alguma maneira, fazer política para melhora o município, para transformar a sociedade. Por isso o diretório é importante e por isso ele não pode ser provisório”.

Como participar do PEDEX

Lembrando que apenas os municípios que não constituíram Diretório Municipal do PT durante o 6º Congresso, este ano, deverão realizar o Processo Extraordinário de Eleições Diretas (PEDEX).

Para votar e ser votado no PEDEX será considerada a hipótese prevista no artigo 26, §
1º, do Estatuto, que exige o prazo mínimo de 180 dias de filiação partidária, permitindo a participação dos filiados e filiadas até 06/06/2017.

Para votar e ser votado, os filiados e as filiadas ocupantes de cargos deverão pagar até
17/11/2017 todas as suas contribuições vencidas até 30/07/2017 e as parcelas de acordo vencidas até 08/09/2017.

Os filiados e as filiadas que não ocupam cargos deverão pagar somente a última semestralidade 2017 até 17/11/2017 para se inscreverem em uma chapa ou se candidatar a presidente ou presidenta.

É importante destacar que para o exercício do voto não será exigido o pagamento das contribuições partidárias dos filiados e filiadas que não ocupam cargos.

Não deixe seu município sem PT organizado. Procure a SORG Estadual para saber mais.

Veja aqui o regulamento completo do PEDEX.

Da Redação da Agência PT de Notícias