Em entrevista coletiva concedida neste sábado (4), antes da caminhada, que reuniu centenas de pessoas em Belo Horizonte (MG), a presidenta Dilma Rousseff sugeriu tranquilidade a todos que vão às urnas amanhã.
“Votem com consciência, amor e paz no coração”, aconselhou.
Dilma destacou a importância de se pensar no futuro do Brasil na hora de escolher seu candidato ou candidata, porque há propostas “engraçadas” por aí.
“Vários dos candidatos dizem que o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o Pronatec, o Mais Médicos, vários programas do governo federal serão continuados”, lembrou.
“A troco de quê alguém vai escolher quem não construiu, nunca fez e quando teve a oportunidade não fez?”, questionou a presidenta.
Mulheres – Dilma falou também sobre o seu compromisso com as mulheres. Ela lembrou seu discurso de posse, quando afirmou que sua eleição “consagrava a capacidade da mulher brasileira de ser e de fazer” e reafirmou que vai continuar governando com a alma e o coração de mulher.
A presidenta citou vários programas do governo federal cuja titularidade dos benefícios está no nome das mulheres. Ela lembrou que 93% dos cartões do Bolsa Família, mais da metade das unidades do Minha Casa Minha Vida, 59% das matrículas do Pronatec e 62% que acessam o microcrédito são mulheres.
Ao falar sobre o combate à violência, Dilma afirmou que acredita num Brasil com mais direitos, mais reforço da autonomia das mulheres e sem discriminação.
“A construção de um Brasil democrático passa, necessariamente, por construir um Brasil sem discriminação. Estamos na etapa em que é necessário reforçar o combate à discriminação. Seja à mulher, seja ao negro, seja às diferentes orientações sexuais. É caso para o Brasil se mobilizar e lutar contra todos esses processos bárbaros que atentam contra a civilização.”
Reta final em MG e RS
Dilma explicou a escolha por Belo Horizonte e Porto Alegre para as últimas atividades de campanha, antes da eleição de domingo.
“Vou aos dois estados aos quais eu devo a minha formação pessoal e política. Eu nasci e passei anos decisivos da minha vida aqui”, finalizou.
Da Redação da Agência PT de Notícias